Habitação e Regularização Fundiária /

29 de Agosto de 2011 10h59

Dezenas de famílias de Cuiabá são contempladas com casas no Residencial Nova Canaã

29/08/2011

Angela Jordão/Secom-MT

Dezenas de famílias de Cuiabá receberam, nesta segunda-feira (29-08) a chave da casa própria. As 499 famílias contempladas irão morar na primeira etapa do Residencial Nova Canaã. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Silval Barbosa e do presidente da Agência de Habitação de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima – que representou o prefeito Chico Galindo.

O residencial terá no total 998 casas. A segunda etapa será entregue no final do mês de setembro. As casas foram construídas em parceria pelo Governo Federal, Governo do Estado e Município. Entre as famílias contempladas, 250 foram sorteadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e 249 por residirem em áreas de risco geográfico ou vulnerabilidade social, na Capital.

O cadastramento das famílias ficou a cargo da Prefeitura de Cuiabá, seguindo o princípio de beneficiar pessoas de baixa renda e de vulnerabilidade social. Já as moradias do Programa Minha Casa Minha Vida são para famílias com renda mensal de até R$ 1.395. Os beneficiários têm 120 meses para quitar o imóvel, cujas as prestações variam de acordo com a renda familiar.

Ao todo foram investidos R$ 19.145.278,74, em recursos federais, por meio da Caixa Econômica Federal, com contrapartida do Estado e município. O residencial está localizado próximo a estrada da Ponte de Ferro, no Jardim Paraná, vizinho ao Conjunto Residencial Três Barras.

As casas já foram sorteadas e os cadastros aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF). As famílias têm até 30 dias para fazer a mudança.  As residências têm 36 metros quadrados, são forradas com PVC, têm sala e cozinha integradas, dois quartos, banheiro social e piso nas áreas molhadas.

Construídas em um terreno de 200 metros quadrados, as unidades serão entregues com rede de água, esgoto e asfalto. Vale ressaltar que este residencial tem uma estação de tratamento de esgoto e um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água. Os moradores terão também à sua disposição uma quadra poliesportiva, centro comunitário e área verde.

“É uma honra para nós fazermos parte desta obra. Isto representa um sonho para dezenas de famílias. É a realização do sonho da casa própria. Cada família, agora, irá morar com dignidade, segurança e conforto”, ressaltou em discurso o presidente da Agência Habitação de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima. Ele informou que, até o final de 2011, 3.000 novas residências serão entregues às famílias de baixa renda da capital.

Já o governador Silval Barbosa fez questão de destacar que o Governo do Estado está trabalhando em inúmeros projetos para Cuiabá, além dos conjuntos habitacionais. “Estamos nos esforçando muito para fazer as obras de mobilidade urbana que a capital tanto necessita. São projetos estruturantes, que irão transformar Cuiabá e a vida da nossa população”.