Habitação e Regularização Fundiária /

23 de Setembro de 2013 17h32

Cuiabá terá primeira Agrovila sustentável do país

23/09/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a elaboração do projeto Agrovila, que construirá 64 residências para moradores de baixa renda da região do Rio dos Peixes. As casas serão edificadas a partir das madeiras apreendidas pelo Juizado Volante de Meio Ambiente (Juvam) e com recursos do Plano Nacional de Habitação Rural PNHR.

“Este é um projeto inédito em todo o Brasil e será feito de forma ecológica e sustentável. A estrutura das residências será pré-moldada e executada em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIC (Universidade de Cuiabá)”, destacou o secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista.

Até dezembro deste ano, a Secretaria Municipal de Cidades apresentará uma casa-conceito, em tamanho real.

As residências deverão ser construídas a partir de 2014 e cada unidade terá cerca de 70 m² de área, com sala, cozinha, área de serviço, varanda, um banheiro e dois quartos.

MADEIRAS – O prefeito Mauro Mendes firmou no início de setembro o Termo de Cooperação Técnica com diversas instituições para que a Prefeitura de Cuiabá assuma a administração de uma madeireira para o armazenamento e correta destinação de madeira apreendida no Estado.

A madeireira foi instalada pelo Juizado Volante de Meio Ambiente (Juvam) no Distrito Industrial e estava fora de funcionamento. Além das residências, também serão fabricados outros móveis de utilização social, como carteiras e bancos escolares.

“Este é um enfrentamento histórico, necessário para mudarmos a realidade de Cuiabá. Produtos de crimes ambientais agora serão devolvidos à sociedade em forma de equipamentos para creches, escolas, unidades de saúde, praças, construção de pontes e de unidades habitacionais e também no Horto Florestal”, afirmou Mauro Mendes.