Governo /

29 de Novembro de 2011 09h00

Workshop “Arte de Presépio” resgata tradições natalinas

29/11/2011

Sandrine Gahyva - Secom Cuiabá: (65) 8445-2866


Para resgatar as tradições natalinas, a prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), realiza o workshop “Arte de Presépio”. A turma de 30 alunos já está fechada. O curso, que acontece no dia 1º de dezembro, das 8h às 11h30, será ministrado pelo artista plástico do Grupo Jaboti, Djalma Maciel, no MASMT, situado na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho (Seminário).

O papel é o material escolhido para os alunos aprenderem a construir o presépio, durante o workshop. Além da aula prática, os participantes aprenderão um pouco mais sobre os diversos tipos da arte cristã, os materiais utilizados para a confecção, os artistas mundiais especializados em presépios e suas técnicas de construção, entre outros temas.

Conforme a secretária Adjunta de Governo de Cuiabá, Tânia Matos, a iniciativa da prefeitura, em oferecer o workshop, visa o resgate do Natal. “Muitos já relegaram o significado do presépio. Disseminar este ensinamento é uma forma de manter viva a sua mensagem”, declara.

O instrutor do workshop revela que sua metodologia de ensino é toda voltada para o despertar da imaginação dos alunos. “Ensino apenas a prática, eles darão asas a imaginação buscando as características que destacarão em seus presépios”.

Maciel conta que, ao aprenderem a construir os presépios com papel, os alunos estarão aptos a montá-los com qualquer outro material, como: couro, madeira, papelão, ferro e borracha. “A técnica é a mesma para todos os materiais”.