/

29 de Outubro de 2012 10h45

SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeitura lança projeto "Cuiabá Recicla" nesta terça-feira

29/10/2012

Euziany Teodoro - (65) 3645-6459


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, através do Programa Valorizando Vidas, lança o projeto “Cuiabá Recicla”, nesta terça-feira (30-10), em parceria com o Grupo Renosa. O lançamento ocorre às 8h30, na Usina de triagem de Reciclagem, no bairro Jd. Umuarama.
 

O Cuiabá Recicla é uma importante iniciativa no processo de coleta seletiva dos resíduos sólidos da capital. Os objetivos são: melhorar a qualidade ambiental e de saúde pública; favorecer a inclusão social e econômica dos catadores, por meio da promoção de emprego e renda; melhorar as condições de vida dos catadores e suas famílias; e reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário. 

O projeto Cuiabá Recicla beneficiará inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social, além de ser uma ferramenta importante no processo de educação ambiental, na medida em que sensibiliza a comunidade, especialmente as escolas, sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. 

As lixeiras seletivas de resíduos sólidos já existem há vários anos em Cuiabá e são divididas por cor. Portanto, é preciso estar atento a cada tipo de resíduos sólidos a serem coletados: 

Azul: PAPEL – jornais e revistas; folhas de caderno; formulários de computador; caixas; aparas de papel; envelopes; rascunhos; cartazes velhos. NÃO serão recolhidos: papel de fax; etiquetas adesivas; papel carbono e celofane; fita crepe; papéis sanitários, metalizados, parafinados ou plastificados; guardanapos; bitucas de cigarro; fotografias. 

Vermelho: PLÁSTICO – embalagens de margarina; produtos de limpeza e higiene; embalagens PET (refrigerantes, suco e óleo de cozinha); copos de guaraná natural e mate; canos, forros, mesas e cadeiras de PVC. NÃO serão recolhidos: cabos de panela; copos descartáveis; adesivos; isopores; espumas; embalagens metalizadas; fraldas descartáveis. 

Verde: VIDRO – recipientes em geral; garrafas e copos (Obs. O vidro, quando quebrado, deve estar enrolado em jornal e identificado). NÃO serão recolhidos: espelhos, cristais, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV. 

Amarelo: METAL – latas de óleo, leite em pó e conservas; latas de refrigerante, cerveja e suco; alumínio; ferro; cabos e fios. NÃO serão recolhidos: clipes; grampos; pregos; esponjas de aço; tachinhas; pilhas e baterias; latas de tinta; frascos de aerossol. 

Para saber os dias e horários do caminhão do Cuiabá Recicla, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos através do telefone (65) 3645-5500.