Governo /

24 de Outubro de 2012 16h45

Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá lança projeto Laços Eternos que visa orientar e apoiar adolescentes grávidas

24/10/2012

Secom Cuiabá (65) 3645-6054

A prefeitura de Cuiabá, através do programa Valorizando Vidas, lança na próxima segunda-feira (29/10), às 17h30, no Centro de Referência Valorizando Vidas, o projeto Laços Eternos, que tem como finalidade orientar e capacitar adolescentes grávidas e em situação de risco, com temáticas voltadas para a prevenção e promoção da saúde, empreendedorismo e outros de relevância para a qualidade de vida.

Foram selecionadas para participar do projeto, 50 adolescentes com idades entre os 12 aos 17 anos, provenientes de 19 bairros da capital.

“O projeto trará informações importantes sobre saúde e cidadania às adolescentes, além de oportunizar exercícios físicos como hidroginástica, que contribuem na hora do parto, aprendizado da técnica Shantala, visando o fortalecimento da relação mãe e filho”, explicou a coordenadora do CRVV, Rosa Luzardo.

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e a Universidade Federal de Mato Grosso através do departamento de Enfermagem, terão voluntários para orientar as futuras mamães e transformá-las em multiplicadoras dessas informações junto às suas comunidades.

“A proposta é inserir socialmente as adolescentes, possibilitando-lhes novas perspectivas de vida e sensibilizando-as sobre assuntos importantes para a sua vida presente e futura”, contou a coordenadora.

O projeto Laços Eternos foi idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, que viu a necessidade de orientar e apoiar adolescentes gestantes, após estudos que apontaram um número significativo de adolescentes primíparas, ou seja, na primeira gestação.

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), em Cuiabá, no ano de 2010, nasceram 1.665 crianças, filhos de adolescentes na faixa compreendida entre 10 e 19 anos de idade.

“A gravidez na adolescência tem sido considerada uma situação de risco e um elemento desestruturador da vida de adolescentes por ser um elemento determinante na reprodução do ciclo de pobreza da população ao colocar impedimentos na continuidade de estudos e no acesso ao mercado de trabalho. E dar apoio e consequentemente qualidade de vida para essas mães é um dos objetivos do programa Valorizando Vidas”, comentou Norma.