Governo /

05 de Novembro de 2013 16h34

Servidores aderem ao Novembro Azul para combater o câncer de próstata

05/11/2013

Priscilla Vilela

Servidores da Prefeitura de Cuiabá aderiram à campanha “Novembro Azul”, evento que trabalha a conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, através do uso do laço azul, que representa a luta contra a enfermidade.

A intenção dos servidores é mostrar que é preciso fazer identificação o mais cedo possível da doença. Atualmente, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

A campanha foi lançada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, com o tema “Um Toque, um Drible”. Somente no ano passado, segundo Dados no Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram diagnosticados 60 mil novos casos da doença.

Para que essa estatística diminua, Fernando Capilé, servidor lotado na Secretaria de Governo de Cuiabá, defende que seja extinto o preconceito contra o exame, para que mais homens percam o medo de realizá-lo e passem a ter o costume de frequentar o consultório médico tanto quanto as mulheres.

“Precisamos conscientizar todos sobre a importância desse exame e para isso é preciso fazer com as pessoas percam o medo e a vergonha. Por exemplo, as mulheres têm uma grande afinidade com a figura do médico, têm o hábito de cuidar mais da saúde e nós homens não. E é isso que precisamos mudar”, ressaltou.

O câncer de próstata pode ser descoberto inicialmente através do exame clínico, um toque retal, combinado com o resultado de um exame no sangue. De acordo com a SBU, se descoberto em estágio ainda inicial, 90% dos casos de câncer de próstata podem ser curados.