Governo /

16 de Abril de 2012 09h51

Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro destaca nascimento de Cuiabá no Coxipó do Ouro

16/04/2012

Carol Sanford-Secom Cuiabá-3645-6054

O Coxipó do Ouro recebeu a 6ª edição do programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, da prefeitura de Cuiabá, no sábado (14/04). Com o tema “Cuiabá”, em homenagem aos 293 anos da cidade em 8 de abril, o evento destacou o nascimento da capital e sua cultura, com apresentações típicas e a valorização dos moradores do local.

Logo na abertura, moradores históricos do Coxipó do Ouro receberam placas em homenagem aos serviços prestados na comunidade. O local passou por reformas e obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, como o muro do cemitério, que foi refeito depois que caiu, patrolamento da via de acesso a comunidade, iluminação, tapa buracos, limpeza e a reforma do local que será a sub-sede da prefeitura e abrigará um posto policial e a associação dos moradores.

O sub-prefeito do Coxipó do Ouro, Markete Oliveira, contou que há 15 anos o poder público não se fazia presente na comunidade. “É um projeto que realmente valoriza vidas. Recebemos serviços de limpeza, iluminação e outros de infraestrutura que estávamos carentes há tempos”, disse.

A primeira-dama da capital, Norma Sueli Galindo, destacou que antes do dia do programa, várias ações são feitas com os moradores do local. “O Valorizando Vidas começa antes para ver o que a população realmente está querendo e precisando. Por exemplo, a infraestrutura vem com os serviços de tapa buraco e reformas, as secretarias de Trabalho e Cultura com oficinas”, explicou.

Segundo ela, esse é o objetivo, mostrar para a população a importância da participação junto ao poder público. “Nesse ritmo de festa, a comunidade que está mais distante do centro da capital pode ver que não está abandonada”, comentou.

A moradora Aline Silva de Souza contou que ficou muito emocionada com a iniciativa da prefeitura. “Moro aqui desde que nasci e nunca tinha visto uma ação como essa, que mostra que nossa comunidade não está esquecida”, afirmou.

Ao final, a população pode dançar o rasqueado com apresentação do cantor Roberto Lucialdo.

Segundo a história, no distrito do Coxipó do Ouro foi realizada a primeira missa na região e por esse motivo, contam que Cuiabá teve início no local.