/ Chuvas

24 de Fevereiro de 2014 13h39

Prefeitura monta Comitê de Gestão de Riscos

24/02/2014

RENATA NEVES E ANA ASSUMPÇÃO

Tchélo Figueiredo

Atualizada às 15h53 e às 19h04

O prefeito Mauro Mendes determinou a formação de um Comitê de Gestão de Risco para atender as ocorrências relacionadas às chuvas em Cuiabá. A primeira reunião do comitê, composto por representantes de 10 secretarias municipais, foi realizada na manhã desta segunda-feira (24).

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil e das demais secretarias municipais, acompanha em tempo real a variação do nível do rio e está tomando todas as providências para evitar consequências à população. Estão diretamente envolvidas nas ações as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Governo, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Assistência Social, Saúde, Cidades, Trânsito e Transportes Urbanos, Gestão e Comunicação. 

Nesta manhã, o nível do rio atingiu o ápice de 7,51 metros. Por volta das 11h, já havia diminuído para 7,42 metros, depois para 7,30 metros, chegando 7,11 metros no final da tarde, o que ainda caracteriza situação de alerta.

“A tendência agora é que esse nível diminua. Acredito que estamos caminhando para uma situação de tranquilidade”, afirma o coordenador da Defesa Civil Municipal, Oscar Amélito.

Até o momento foram registradas ocorrências nos bairros Lixeira e Parque Atalaia, que receberam o devido atendimento das equipes da Defesa Civil. Na Lixeira houve um desmoronamento parcial de uma residência e no Parque Atalaia dez famílias que residem em chácaras localizadas nas proximidades de uma vazante do rio ficaram ilhadas. Todos, no entanto, já foram encaminhados para locais mais seguros.

A Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou seis caminhões com equipes para auxiliar no suporte e limpeza dos locais atingidos pelas chuvas. A Secretaria de Assistência Social colocou equipes em alerta para realizar atendimentos em casos de necessidade.

Já a Secretaria de Saúde está orientando e alertando as equipes multidisciplinares para os atendimentos de urgência e emergência em casos de doenças que podem ser ocasionadas pelas chuvas, principalmente a leptospirose.

Todas as demais secretarias também disponibilizaram equipes para planejamento e execução de ações.

A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 193 ou 3616-9633 (horário comercial).