Governo /

23 de Janeiro de 2014 16h37

Prefeitura de Cuiabá realiza 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

23/01/2014

Renata Neves

 A Prefeitura de Cuiabá realizará, nos dias 6 e 7 de fevereiro, a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Com o tema “Construindo Novos Paradigmas de Defesa Civil”, o objetivo do evento é discutir novas ideias para o atendimento de emergências.

A conferência será realizada no auditório do Ministério Público Estadual, das 8h às 18h, e contará com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Ministério Público.

Nos dias que antecedem a conferência, representantes da Defesa Civil de Cuiabá estão realizando reuniões com presidentes de bairros para levantar os problemas das regiões e informá-los sobre o projeto de instalação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

Os núcleos funcionarão nos bairros e contarão com a contribuição de voluntários. Estes, por sua vez, participarão de curso operacional da Defesa Civil e receberão orientações sobre como agir em situações de emergência, como chuvas muito intensas, enchentes, alagamentos e queimadas urbanas (principais ocorrências registradas no Município).

“Essas pessoas serão capacitadas para fazer o primeiro atendimento em suas comunidades, evitando ou minimizando eventuais consequências negativas”, explicou José Pedro Zanetti, coordenador em exercício da Defesa Civil Municipal.