Governo / Chuva

27 de Fevereiro de 2014 11h55

Prefeitura de Cuiabá presta assistência a moradores do bairro Castelo Branco

27/02/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está prestando assistência aos moradores do bairro Castelo Branco, na região Leste da cidade. Eles residem próximo ao córrego da região e sofrem as consequências da forte chuva da noite de ontem (26). Equipes das Secretarias de Cidades, de Assistência Social, de Serviços Urbanos e da Defesa Civil do município estiveram no local hoje (27) para avaliar a situação.

Foram interditados pontos específicos das casas construídas na beira do córrego. A Prefeitura de Cuiabá orientou as pessoas para que busquem abrigo em casas de familiares ou amigos até que o risco de chuva forte diminua. Muitas perderam móveis, roupas e alimentos.

“O transbordamento do córrego que corta o bairro Castelo Branco ocorreu devido ao entupimento do bueiro por conta do entulho jogado neste local. Enquanto a população não se conscientizar de que jogar lixo nesses locais traz riscos para todos, situações como esta continuarão a acontecer”, avaliou o coordenador da Defesa Civil, Oscar Amélito.

O coordenador destacou ainda que ontem também estava previsto cerca de 10 mm de chuva e só na regional norte da Capital choveu mais de 50mm.

O secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista, esteve presente no bairro hoje pela manhã e tranquilizou os moradores.

“As famílias que residem na área de risco já estão previamente cadastradas no Minha Casa Minha Vida e em breve serão contempladas com as unidades habitacionais do Residencial Altos do Parque, que deverá ser entregue em abril. Enquanto isso, é importante que essas pessoas busquem um lugar mais seguro”, disse.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos já está realizando a limpeza e fazendo a remoção dos entulhos do córrego. Assistentes sociais estão visitando as famílias para avaliar a situação de cada uma e destinar donativos, como colchões e alimentos. Agentes de saúde também farão visitas e orientarão os moradores sobre como limpar adequadamente as casas e utilizar hipoclorito de sódio para evitar doenças.