Governo /

22 de Maio de 2012 11h00

Prefeitura de Cuiabá inaugura Centro de Referência Valorizando Vidas

22/05/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054

 

A prefeitura de Cuiabá inaugurou ontem à noite o Centro de Referência Valorizando Vidas, um espaço institucional onde serão oferecidas atividades educativas, sociais, esportivas e culturais, direcionadas principalmente a famílias de baixa renda e que se encontram em situação de vulnerabilidades. O Centro de Referência, que integra o  programa “Valorizando Vidas”, está localizado na Avenida das Torres, próximo ao Condomínio Alphaville e atenderá uma população de aproximadamente 40 mil pessoal dos 13 bairros vizinhos, localizados na região Leste.

O Centro tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das famílias e seus membros, por meio de atividades sócio educativas, que levem a qualificação, socialização e elevação da autoestima da população atendida. O público alvo principal são crianças e adolescentes, idosos e pessoas deficientes.

A inauguração contou com a presença do prefeito Francisco Galindo, da primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo – idealizadora e coordenadora do programa Valorizando Vidas – dos coordenadores e colaboradores do programa, representantes do Ministério Público, vereadores, líderes comunitários e secretários municipais, entre outros.

Durante a solenidade, foi apresentando o amplo espaço onde o Centro está instalado que inclui salas para diferentes tipos de cursos profissionalizantes, espaço multiuso, salão para exposição de artes e apresentações culturais, quadra de esportes, playground, um amplo jardim – projetado especial para que cadeirantes possam transitar pelo local, entre outros benefícios. O local foi cedido à prefeitura pelo Condomínio Alphaville.

“Vamos desenvolver aqui, as ações que já realizamos nos bairros com o ‘Valorizando Vidas no Seu Bairro’, que realizamos quinzenalmente em cada região de Cuiabá. Oferecendo inúmeras atividades, visando principalmente crianças e adolescentes, mães e mulheres, pessoas idosas e deficientes, dando instrumentos para que elas se insiram na sociedade e através deste atendimento consigam ter uma melhor qualidade de vida”, explicou Norma Sueli Galindo.

Norma Galindo explicou que as atividades do Centro serão desenvolvidas conforme a demanda e que toda a sociedade pode ajudar e participar. “Estamos abertos a quem desejar ajudar. Todos que quiserem ser parceiros, que têm algo para oferecer são bem vindos. Estamos abertos a todos”.

Presente na solenidade, a promotora da Infância e Juventude de Cuiabá, Sasenazy Rocha, disse que ficou encantada com o espaço e com a iniciativa, e declarou que aquela deve ser apenas a primeira de muitas solenidades de inauguração de espaços iguais. “Este local representa uma transformação na vida de cada cidadão que passar por aqui. Neste Centro, as crianças poderão enxergar um futuro promissor, em que elas não estarão à margem da sociedade. Que este local seja replicado e se espalhe por toda cidade”.

Para o prefeito Francisco Galindo, o Centro de Referência Valorizando Vidas está dentro do ideal da presidente Dilma Rousseff, que é ter um ‘Brasil Sem Miséria’. Para Galindo, o Centro é um local para que as pessoas possam trabalhar a melhoria da qualidade de vida. “Sem acreditar no ser humano não vamos chegar a lugar nenhum. Este é um projeto que visa justamente àqueles que mais precisam. Estamos trabalhando para fazer de Cuiabá uma cidade mais igualitária. Espero que este projeto seja uma semente que irá se multiplicar e dentro de alguns anos possamos dizer: Cuiabá é uma cidade justa e todos têm qualidade de vida”.