Governo /

27 de Agosto de 2012 10h44

Prefeito destaca Poeira Zero e índices do IDEB na 10ª edição do Valorizando Vidas

27/08/2012

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


A décima edição do projeto Valorizando Vidas no Seu Bairro, que ocorreu no bairro Pedregal no último sábado (25-08), marcou o início de uma segunda etapa do projeto, com novos serviços e programação de palco. O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, destacou as ações do programa Poeira Zero na região e os índices de Cuiabá no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

Durante discurso para os participantes, o prefeito falou sobre os bairros da região que já foram contemplados com pavimentação asfáltica, drenagem e recapeamento do Poeira Zero. Além do próprio Pedregal, também receberam os benefícios os bairros Jardim Leblon, Bela Vista e Carumbé.

 

No Pedregal, sete ruas ainda não tinham sido asfaltadas. “A pedido dos moradores, essas sete ruas foram inclusas no Poeira Zero e já começaram a receber o asfalto”, disse o prefeito. As ruas a serem asfaltadas são: Belém, Felicidade, Boa Esperança, João Ferreira de Souza, 6 de Junho e Maranguapi.

 

Também já passaram por reformas, através da Prefeitura de Cuiabá, a Escola Orlando Nigro, a Creche Municipal do Pedregal e o mini-estádio. Além disso, todas as ruas do bairros foram sinalizadas.

 

IDEB

 

O prefeito Francisco Galindo fez questão de lembrar os avanços da capital nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), exame aplicado à rede pública de ensino para avaliar a qualidade de ensino das cidades de todo o Brasil. “Em 2011, Cuiabá atingiu a meta que estava prevista para 2017”, comemorou Galindo.

 

Cuiabá avançou seis posições no ranking das capitais com melhor nota no Ideb 2011. Os dados apontam que, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a capital obteve nota 4.8, superando a projeção do município para este ano, que era de 4.5. Isso eleva o município do 17º para o 11º lugar.

 

Nas séries finais, o objetivo estabelecido para 2011 foi de 3.6, mas os indicadores apontam que rede de ensino do município obteve projeção maior, atingindo 4.2. “Cuiabá se tornou um exemplo para todo o país”, disse Francisco Galindo.

 

A décima edição do Valorizando Vidas foi temática e comemorou o Mês dos Pais. As 23 secretarias municipais levaram todos os serviços à população, como confecção de documentos, orientações sobre combate à dengue, prevenção de doenças, além do desfile do “Beleza na Praça”, que busca reconquistar a autoestima de mulheres da comunidade.