Governo /

02 de Julho de 2013 17h31

Moradores da região Norte apresentam sugestões para o Orçamento da Capital

02/07/2013

Renata Neves

Moradores dos bairros Três Barras, Jardim Umuarama, Altos da Glória, Jardim Brasil, Nova Canaã, Jardim Paraná, Três Lagoas e do Residencial Clocy Hugueney foram os primeiros a apresentar suas propostas para o período de 2014 a 2017. A primeira reunião do Orçamento Participativo foi realizada no Bairro Três Barras, na noite desta segunda-feira (1º), e coordenada pelo secretário municipal de Governo, Fábio Garcia.

Antes de dar início à apresentação das sugestões, Fábio Garcia explicou como o Orçamento Participativo será executado e falou sobre o interesse do prefeito Mauro Mendes de conhecer a realidade dos bairros da cidade e permitir que os cidadãos decidam sobre o orçamento público, elencando prioridades e sugerindo obras que, em suas opiniões, irão beneficiar os moradores da região.

“O prefeito Mauro Mendes determinou que 25% do montante arrecadado com o IPTU sejam destinados à execução das obras reivindicadas pela população através do Orçamento Participativo. Queremos ouvir o que vocês têm a nos dizer e faremos de tudo para que todas as sugestões sejam, de fato, incluídas no orçamento do próximo ano”, disse.

Em seguida, os moradores se reuniram em grupos para discutir as prioridades de seus bairros e cada um recebeu um formulário para preencher da maneira como desejar. No formulário, eles elencaram, conforme ordem de prioridade, as 13 principais necessidades do bairro, e também opinaram sobre os serviços que consideram positivos.

O presidente do bairro Três Barras, Nivaldo Nunes Araújo Sobrinho, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá de ouvir a população. “Moro aqui no bairro há 15 anos e é a primeira vez que representantes da prefeitura vêm até aqui para conhecer nossos problemas. Espero que isso resulte em obras que irão beneficiar os moradores daqui”, disse.

Ao preencher o formulário, Nivaldo pediu que as ruas do bairro sejam pavimentadas e que seja construída uma ponte de concreto para ligar os setores 1 e 2 do bairro.

Izita Benedita de Souza, de 63 anos, mora no bairro Jardim Brasil e também participou da reunião. Para ela, o que o bairro mais precisa é de iluminação. “Sou moradora do bairro Jardim Brasil há 13 anos e nunca ninguém me perguntou o que eu queria. Agora que tive a oportunidade de falar, pedi que as ruas do bairro sejam iluminadas, pois lá é muito escuro”, declarou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Altos da Glória, José Francisco Rodrigues, também ficou satisfeito em poder sugerir melhorias para o bairro. “É uma iniciativa muito boa essa do prefeito Mauro Mendes. Precisamos que os gestores ouçam mais a comunidade e que as decisões venham de cima para baixo, e não o contrário, como costuma acontecer”, ressaltou.

Etapas – A elaboração do Orçamento Participativo será dividida em quatro etapas. Inicialmente, serão realizadas reuniões em 22 microrregiões do Município. Após cada reunião, serão eleitos representantes para participar da segunda etapa de discussões.

As sugestões apresentadas na primeira fase serão analisadas pelos secretários das Pastas afins, que apontarão a viabilidade de execução das mesmas.

Durante a segunda etapa, serão realizadas reuniões nas quatro regiões da Capital: Norte, Sul, Leste e Oeste. Nesses encontros, serão apresentadas as sugestões feitas na primeira fase, já com as devidas análises das secretarias competentes.

Na terceira etapa, representantes da prefeitura, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado definirão os projetos que serão, de fato, incluídos no orçamento do próximo ano.

A Prefeitura de Cuiabá dará continuidade às reuniões nos bairros na próxima semana.