Governo /

29 de Abril de 2012 13h15

Meninas do projeto Um Sonho a Mais realizam sonho com baile de debutantes

29/04/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá


As 100 adolescentes do projeto Um Sonho a Mais tiveram o baile de debutantes dos sonhos, no último sábado (28/04), no Cenarium Rural. Cada uma das meninas participa de programas sociais da prefeitura de Cuiabá e após 90 dias de trabalhos e oficinas, ganharam além da noite de sonhos, vestido, maquiagem, cabelo e o direito de levar convidados e dançar a valsa com o padrinho.

Para a mãe de uma das debutantes, Jociane Costa, o sonho das filhas sendo realizado é uma forma de ter os próprios sonhos realizados. “Pegamos carona nesse sonho, que atinge a todas as famílias de forma a elevar a autoestima. Posso dizer que essa data marcará para sempre nossas vidas”, disse.

A debutante Ingridy dos Santos estava se sentindo uma princesa. “É um sonho realizado. Foi uma expectativa muito grande até chegar esse dia, depois de vários projetos que realizamos, agora sou uma princesa no meu dia especial”, contou.

Idealizadora do projeto, a primeira dama da capital, Norma Sueli Galindo, afirmou que o objetivo é tornar as meninas cidadãs responsáveis com as questões de Cuiabá. “Esse evento está coroando meses de trabalhos intensos com essas meninas, que acreditamos ter melhorado a expectativa de vida e a autoestima. Elas são como filhas e ao final sou eu quem mais fui presenteada”, destacou, informando ainda que mais 193 adolescentes vão ganhar a noite de sonhos, em comemoração aos 293 anos da cidade.

O prefeito Francisco Galindo resumiu o evento como a coroação dos 90 dias de elevação da autoestima de futuras cidadãs conscientes e responsáveis.

A festa contou com a presença do cantor Frank Aguiar e do ator Sérgio Marone, que entregou o bolo de 15 anos às meninas.

Apesar do baile tersido  o ponto culminante, o projeto vem trabalhando, nos últimos meses, com as adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Elas participaram de oficinas, fizeram city tour para conhecer os pontos turísticos da cidade e foram orientadas sobre políticas públicas.

O objetivo do Um Sonho a Mais é contribuir para a formação social, emocional e educacional das meninas, além do desenvolvimento da autoestima e melhora da qualidade de vida. Para isso, equipes de diversas Secretarias Municipais acompanharam as adolescentes em todas as atividades, envolvendo também as famílias.

As adolescentes são oriundas dos diversos projetos sociais mantidos pela prefeitura, como Simina, ProJovem, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Educa Mais. Também participraam do projeto, quatro alunas da APAE Cuiabá.