Governo /

30 de Agosto de 2013 10h40

Licença ambiental do projeto Porto Cuiabá deve sair em setembro

30/08/2013

Carol Sanford

O prefeito Mauro Mendes acompanhou hoje (30) a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) responsável pelo licenciamento ambiental do Projeto Porto Cuiabá. A expectativa é de que o processo seja concluído até o dia 18 de setembro.

A equipe percorreu todo o trecho em que será construída a orla de 1.350 metros de extensão na Avenida Beira Rio. Conforme o coordenador da equipe, Valmi Simão de Lima, a vistoria verificou a situação ambiental do local e nos próximos dias deve estabelecer as condicionantes para a aprovação do licenciamento.

“O projeto está muito bom e todos o achamos muito importante e relevante para a cidade. Com esta análise iremos apenas apontar quais os exemplares que devem ser preservados para que, além do ganho em lazer, a cidade tenha ganho ambiental”, afirmou o coordenador.

Ele acredita que na próxima semana o estudo esteja concluído e, no dia 18 de setembro, o Conselho de Meio Ambiente aprove o parecer durante a reunião mensal.

Para Mauro Mendes, a vistoria foi bastante positiva e o projeto vai proporcionar a preservação ambiental, cultural, além da prática de esportes e lazer. “Estou confiante na aprovação do projeto, pois também estamos prevendo a preservação de espécies ao longo da orla”, afirmou o prefeito.

Porto Cuiabá

O projeto prevê a revitalização de um trecho de 1.350 metros de extensão da Avenida Beira Rio, restauração da Praça Luís Albuquerque, ciclovia ao longo da orla, calçadão de 12 metros de largura onde serão instalados equipamentos para prática de esportes, assim como bares e lanchonetes. Próximo à orla também terá estacionamentos para mais de 900 veículos.

A ideia é promover a reintegração do Rio Cuiabá ao convívio dos munícipes, resgatando e valorizando o patrimônio histórico e cultural presente na região e oferecendo opções gastronômicas, de entretenimento e lazer. No local, também deverá ser construído um novo aquário municipal, de mais de dois mil metros quadrados.

Veja aqui as fotos da vistoria.