Governo /

06 de Junho de 2012 12h44

Espaço Valorizando Vidas dá exemplo na mostra Morar Mais por Menos

06/06/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá


O programa Valorizando Vidas está dando exemplo de sustentabilidade durante a mostra Morar Mais por Menos, inaugurada na terça-feira (05/06), no clube Dom Bosco, em Cuiabá. O espaço dedicado ao programa foi todo projetado com materiais de demolição, indicando aos visitantes ser possível ter boas opções de construção e reforma, aliadas a preocupação com o meio ambiente.

Para a coordenadora do Centro de Referência Valorizando Vidas, Rosa Maria Luzardo, o espaço é uma forma de divulgar o programa, voltado à população em situação de vulnerabilidade, para pessoas com melhores condições financeiras e ainda mostrar que é possível utilizar materiais de baixo custo e ter um trabalho de boa qualidade.

“Essa é a essência do projeto, trabalhar a sustentabilidade, dar bom exemplo e ter um trabalho bem feito. São coisas que tem tudo a ver com o programa Valorizando Vidas”, disse Rosa.

Morar Mais por Menos

A mostra Morar Mais por Menos reúne cerca de 70 profissionais, que assinam 50 ambientes distribuídos em 2800 metros quadrados, com foco na sustentabilidade, inclusão social, brasilidade, tecnologia e inovação, vendas e customização, conceitos Mais por Menos. Outro diferencial frente às mostras convencionais de arquitetura e decoração é que o Morar Mais por Menos é um evento democrático, interativo e transparente. Os ambientes trazem especificados custos com mão de obra, revestimento, adornos e mobiliários, além da marca, modelo e contato do fornecedor. Tudo exposto pode ser comprado.

Centro de Referência Valorizando Vidas

A coordenadora do Centro de Referência contou que as atividades, no momento, estão concentradas na mobilização das comunidades do entorno, através de reuniões com presidentes de bairros e divulgação em policlínicas, escolas, clubes de serviços e mães. O espaço fica localizado na Avenida das Torres, próximo ao Condomínio Alphaville, e pretende atender a 50% da população dos 13 bairros ao redor.

“Vamos trabalhar em cima do que a população precisa. Assim teremos as demandas do que o Centro vai oferecer para termos bons resultados. Queremos investir na população e acreditamos que até 2013, teremos atendido pelo menos 20 mil pessoas”, pontuou Rosa Luzardo.

O espaço inclui salas para diferentes tipos de cursos profissionalizantes, espaço multiuso, salão para exposição de artes e apresentações culturais, quadra de esportes, playground, um amplo jardim – projetado especialmente para que cadeirantes possam transitar pelo local, entre outros benefícios.

“Já de princípio detectamos a demanda por cursos de gastronomia, oficinas sócio educativas, de melhora na autoestima, e para geração de renda. Assim já estão previstos cursos de teatro, confecção de salgados, oficinas de como se apresentar em uma entrevista de emprego, produção visual e automaquiagem”, explicou a coordenadora, garantindo que todas as secretarias municipais terão papel relevante nas ações.

Valorizando Vidas no Seu Bairro

O próximo Valorizando Vidas no Seu Bairro está previsto para o fim do mês. Rosa contou que nesta edição serão oferecidas algumas novidades, através de parceria com o Senar, como oficinas de reaproveitamento de alimentos e de inclusão digital. Haverá duas unidades móveis no local, que ainda será definido. Uma para a inclusão digital e outra para a realização de exames de vista e, assim detectar a necessidade do uso de lentes corretivas. Além de todos os demais serviços oferecidos pelas secretarias e parceiros.