/

03 de Julho de 2012 12h15

Cuiabá Recicla: catadores de material reciclável participarão de projeto piloto da prefeitura de Cuiabá

03/07/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá


A prefeitura de Cuiabá está lançando o projeto piloto Cuiabá Recicla, em parceria com a Fundação Coca-Cola. O objetivo é beneficiar 25 catadores de lixo do aterro sanitário da capital. Em princípio, o projeto vai atender a três bairros da região da grande CPA. Os catadores começam na próxima segunda-feira (09/07) um treinamento de educação ambiental.

 

O objetivo do projeto é implantar a coleta seletiva de lixo na capital, e dar o tratamento e a destinação adequada aos resíduos sólidos, promovendo assim a conservação ambiental. Para poder ser acompanhado de perto no início é que o piloto será feito apenas em uma região e com catadores selecionados da Coopemar (Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis).

 

Conforme o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Raufrides Macedo - que vai gerenciar o projeto - os equipamentos para a coleta seletiva chegam na próxima semana e a prefeitura já disponibilizou o local, um barracão no bairro Morada do Ouro. Além da pasta, também fazem parte do projeto as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

 

Após o treinamento dos catadores, haverá uma programação nos bairros, em que equipes irão de casa em casa, orientando e informando os moradores sobre a coleta seletiva e o Cuiabá Recicla.

 

Como a ideia nasceu do projeto Valorizando Vidas, a primeira dama da capital, Norma Sueli Galindo, destacou o alcance social do projeto. “O município não pode fechar a porta do aterro sanitário sem dar condições para que os catadores continuem trabalhando e tenham de onde tirar seu sustento. O Cuiabá Recicla vem para suprir essa necessidade”, disse.