Governo /

06 de Dezembro de 2010 13h45

Cuiabá recebe caminhão do projeto Feira do Peixe desenvolvido pelo Ministério da Pesca

06/12/2010

Ângela Jordão-Assessoria/PMC

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, estará em Brasília amanhã (07-12), representando a Prefeitura de Cuiabá no ato de entrega e assinatura do termo de permissão de uso do caminhão “Feira do Peixe”, que será repassado aos municípios pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

O Ministério da Pesca e da Aquicultura é um órgão da administração federal direta e, entre as várias competências a que responde, é responsável pela implantação de uma política nacional pesqueira e aquícola, transformando esta atividade econômica em uma fonte sustentável de trabalho, renda e riqueza.

Desde 2008, a Prefeitura de Cuiabá tem desenvolvido um trabalho empreendedor na área de tanques de pesca destinados a pequenos produtores, impulsionando a piscicultura como fonte de renda para as comunidades rurais. O projeto recebeu o nome de “Peixe Nosso”.

A Prefeitura investe cerca de R$5 mil em cada propriedade, com a construção e legalização de viveiros, doação dos alevinos, além do fornecimento da ração e ainda o acompanhamento técnico feito por profissionais capacitados na área. Com menos de um ano o produtor já pode comercializar seu peixe e ganhar uma renda extra.


O “Peixe Nosso” teve início com a seleção das propriedades rurais na região do Cinturão Verde de Cuiabá, com a realização de levantamentos topográficos, elaboração e legalização do projeto pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico - Smtde, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio ambiente - Smades.

Os benefícios para os pequenos produtores são inúmeros. Muitas famílias tinham abandonado suas propriedades por falta de opção de geração de renda, mas com a implantação do Peixe Nosso as pessoas voltaram a trabalhar em suas terras. A implantação dos tanques também valoriza a propriedade, cujo preço pode chegar a dobrar.