Governo / Comitê de Gestão de Risco

03 de Março de 2014 09h14

Cuiabá: ações conjuntas evitam enchentes e prejuízos este ano

03/03/2014

RENATA NEVES

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá após as chuvas de 2013 contribuíram para a redução dos prejuízos causados pelas águas neste ano.

Os moradores da região Sul da cidade, que sempre foram os mais afetados, desta vez não sofreram as consequências das chuvas. A situação é reflexo da construção de três bacias de contenção no Córrego do Machado e dos trabalhos de limpeza e desassoreamento realizados no local por equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos e Obras Públicas.

A constatação foi feita pelo coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito dos Santos. “Desde 2005, mais de uma vez por ano, os bairros Parque Geórgia, Cohab São Gonçalo e Jardim Mossoró enchiam de água. Após os trabalhos realizados na região, no entanto, até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência”, afirmou.

Praticamente todos os córregos da cidade foram limpos pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Segundo o secretário José Roberto Stopa, diversos materiais foram retirados dos córregos, tais como colchões, sofás, televisões, garrafas pet e lixos domésticos, o que contribuiu para a não ocorrência de enchentes.

“As pessoas precisam se conscientizar e não jogar lixo nos córregos, pois esses materiais causam o entupimento e o transbordamento dos mesmos”, afirmou o secretário.

Por mês, equipes de limpeza urbana da Prefeitura de Cuiabá retiram das ruas, terrenos baldios e ecopontos cerca de 4,6 mil toneladas de lixo e entulho.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas construiu bueiros celulares e pontes de concreto. Também promoveu a reforma de pontes de madeira e a desobstrução de bocas-de-lobo.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou o levantamento das famílias que se encontravam em situações de calamidade pública e de emergência e auxiliou no trabalho de orientação acerca da necessidade de deixarem as áreas consideradas de risco. O mesmo trabalho está sendo realizado este ano.

As famílias atingidas pelas chuvas do ano passado foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Cidades. Destas, 25 já foram contempladas com novas casas no Residencial Altos do Parque I e outras 33 que residem no bairro Castelo Branco receberão suas casas este ano.

O secretário Suelme Evangelista Fernandes explica, no entanto, que para receber uma casa nova, a família deve autorizar a demolição das residências antigas, localizadas em áreas de risco. “É uma exigência que fazemos para evitar que outras pessoas ocupem o local e novos prejuízos sejam registrados. Além de demolir a casa antiga, promovemos a fiscalização, em conjunto com presidentes de bairros”.

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde também atuaram fazendo visitas e orientando os moradores sobre como limpar adequadamente as casas e utilizar hipoclorito de sódio para evitar doenças causadas pelas chuvas, como a leptospirose, trabalho que continua sendo realizado.

O secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo, ressalta que os resultados foram possíveis graças à atuação conjunta de todas as secretarias. “Todos se empenharam para reduzir ao máximo as consequências causadas pelas chuvas e os prejuízos da população”, ressaltou.

Comitê de Gestão de Riscos – Para evitar prejuízos causados pelas chuvas deste ano, o prefeito Mauro Mendes determinou a formação de um Comitê de Gestão de Riscos, composto por representantes de 10 secretarias municipais -Meio Ambiente, Governo, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Assistência Social, Saúde, Cidades, Trânsito e Transportes Urbanos, Gestão e Comunicação.

Todas as secretarias disponibilizaram equipes para planejamento e execução de ações que garantam a segurança e a saúde da população.