Governo /

11 de Abril de 2012 17h20

Coxipó do Ouro sedia Programa Escola com Saúde

11/04/2012

João Carlos Queiróz-SMS-3617-7377

A Escola Nossa Senhora da Penha de França, localizada no Coxipó do Ouro, zona rural de Cuiabá,  é um dos focos do trabalho do Programa Escola com Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Saúde e parceiros institucionais.

As atividades tiveram início no último dia 9 e tem como meta atender aos 230 alunos nos horários matutino e vespertino. Na manhã desta quarta-feira servidores e técnicos da SMS comandaram uma 'Caminhada Contra a Dengue'. O percurso foi em torno da escola rural e contou com a participação de 50 alunos e professores do educandário.

Segundo a coordenação do Programa Escola Com Saúde, o objetivo dessa caminhada foi promover um alerta à população acerca dos riscos que o contágio da dengue implica, inclusive de ordem letal (dengue hemorrágica). Trata-se de uma doença - enfatizaram os técnicos - que é possível de ser evitada se todos os cuidados básicos forem tomados para o completo extermínio dos focos do mosquito Aedes aegypti. "O que significa não deixar tampas de caixas d'água abertas, pneus e tudo que for capaz de armazenar água, elementos facilitadores à procriação das larvas do vetor da dengue", observou o secretário Lamartine Gody Neto, titular da Saúde.

Dados da Vigilância em Saúde e Ambiente mostram que a maioria dos focos da dengue ocorre em ambientes domésticos, em função do desconhecimento dos moradores, descuido ou falta de higiene. E todos precisam estar atentos aos riscos que eles representam. Segundo a coordenadoda do Programa Escola com Saúde, Arlete Maria de Sá Lima, “as crianças são multiplicadoras importantes das instruções repassadas pela SMS sobre os perigos da dengue e as formas de evitar a proliferação do mosquito. Envolvê-las em atividades como a de hoje melhoram a saúde, o meio ambiente e despertam a consciência cidadã".

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa Escola com Saúde da SMS tem como meta atender 45 mil estudantes este ano. A equipe do programa é composta por sete profissionais (psicólogos, pediatras, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo). Os alunos passam por avaliação médica, nutricional, oftalmológica e recebem orientação psicológica, pedagógica e de higiene pessoal e ambiental.

Na manhã de sábado, a Prefeitura de Cuiabá, por meio do Valorizando Vidas, realizará uma série de ações de Saúde no Coxipó do Ouro, a exemplo de palestras sobre hanseníase, tuberculose, saúde da mulher e sexualidade na terceira idade.