Governo /

01 de Agosto de 2012 16h05

Centro de Referência Valorizando Vidas oferece cursos gratuitos de qualificação

01/08/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá

Moradoras de bairros próximos ao Centro de Referência Valorizando Vidas estão participando de cursos gratuitos que visam a qualificação profissional e o aumento da renda familiar. Muitas estão aproveitando a oportunidade para retornar ao mercado de trabalho.

É o caso da moradora do bairro Renascer, Maria José da Silva, de 42 anos, que está fazendo o curso de recepcionista de eventos. Com os dois filhos crescidos, ela resolveu voltar a trabalhar. “Foram muitos anos afastada do mercado de trabalho, que hoje exige qualificação. Por isso esse curso está sendo uma oportunidade de ouro para mim, já criei meus filhos e não quero ficar em casa sem nada para fazer. Vou voltar a trabalhar”, comentou.

O curso é oferecido através de parceria com o Senac. A professora Cristiane Bianchi contou que o curso é gratuito, de 160 horas/aula, e as alunas terão a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam nas aulas. “É esse o objetivo, devolver essas pessoas ao mercado de trabalho, com a qualificação necessária”.

Participando do curso de fabricação artesanal de sabões, Deusilia Dias Moraes, de 58 anos, comemora a oportunidade de aprender um ofício, que também irá ajudar na economia doméstica. “Mesmo que eu não venda, já sei fazer para ter em casa. É uma economia, porque esses produtos são caros no mercado”.

Já Enedina Rodrigues de Carvalho, de 58 anos, e Maria Santos da Silva, 55, decidiram fazer o curso para poder ensinar nas comunidades onde moram. “Quero levar esse curso para as pessoas da terceira idade do Renascer. É muito bom aprender e ter uma ocupação”, afirmou Enedina.

Este mês, estão sendo realizados cursos de fabricação artesanal de materiais de higiene e limpeza, recepcionista de eventos, salgadeira, pintura e texturização de parede, confecção de lembrancinhas, confeiteiro, e oficinas de capoeira, automaquiagem e teatro.

Conforme a coordenadora do CRVV, Rosa Maria Luzardo, até o fim do ano, uma série de atividades estão programadas. Além dos cursos e oficinas, feiras e exposições devem ser realizadas no Centro de Referência, juntamente com eventos artísticos e culturais.