Governo /

22 de Maio de 2012 11h15

Centro de Referência Valorizando Vidas oferece atividades nas áreas sócio educativas, culturais e laboral

22/05/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054

 

As atividades do Centro de Referência Valorizando Vidas terão início no mês de junho. O  Centro, um amplo espaço para atendimento as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, foi inaugurado ontem pelo prefeito Francisco Galindo e pela idealizadora do programa, primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo.

O Centro irá oferecer cursos e atividades nas áreas sociais, culturais, educativas e esportivas, voltadas especialmente para crianças e adolescentes, mães e mulheres, idosos e pessoas deficientes.

O amplo espaço, localizado na Avenida das Torres, próximo ao Condomínio Alphaville, inclui salas para deferentes tipos de cursos profissionalizantes, espaço multiuso, salão para exposição de artes e apresentações culturais, quadra de esportes, playground, um amplo jardim – projetado especial para que cadeirantes possam transitar pelo local, entre outros benefícios. O local foi cedido à prefeitura pelo Condomínio Alphaville.

De acordo com Norma Sueli Galindo, os cursos e oficinas serão organizados conforme a demanda. Mas, inicialmente já estão agendados cursos de idiomas (inglês e espanhol), cursos na área de culinária em parceira com o Senac, curso sobre horta fitoterápica, entre outros.

O Centro de Referência irá atender, principalmente, as famílias dos 13 bairros da região leste localizados no entorno do Centro, uma população de aproximadamente 40 mil pessoas.

“O trabalho será desenvolvido a partir de três eixos: laboral, sócio educativo e artístico, e com oito projetos temáticos. Uma série de ações socioeducacionais serão definidas entre as secretarias que atuam diretamente no Centro: Saúde, Cultura, Esporte e Educação”, explica a coordenadora do Centro de Referência, Rosa Maria Luzardo.

As atividades laborais irão atender a demanda por cursos de qualificação e ao acesso ao trabalho; Já as atividades sócio educativas buscam a implementação de ações voltadas para o desenvolvimento corporal e a promoção da saúde física e mental; as atividades artísticas visam promover o acesso a produção cultural, como teatro, dança, música, artesanato, sempre valorizando a cultura cuiabana.

Os cursos profissionalizantes serão desenvolvidos em parceria com o Sistema “S”: SENAI, SENAC, SESC, SESI, SENAR, SENAT, SEST, SEBRAE e SESCOOP.

Além das atividades profissionais, artísticas e recreativas, as famílias terão acesso a projetos sociais, como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Siminina.