Gestão /

22 de Janeiro de 2014 10h24

Prefeitura implanta medidas para reforçar o controle de frequência

22/01/2014

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá está implantando medidas para reforçar o controle de assiduidade dos servidores e, consequentemente, a melhoria dos serviços públicos ofertados ao cidadão. Além do sistema de biometria para registro de frequência, que está sendo instalado em todas as secretarias, o pagamento dos salários será feito através de Ordem Bancária Individual.

A medida visa a acabar com os chamados “servidores fantasmas” e será implantada por etapas. Em janeiro, será aplicada apenas a servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos indo nas secretarias, levantando a relação dos servidores, verificando a carga horária deles e se estão efetivamente trabalhando”, explicou o secretário municipal de Gestão, Pascoal Santullo Neto.

O pagamento será realizado cada mês em uma secretaria, sendo, primeiramente, nas secretarias que possuem maior quantidade de servidores (Saúde, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente).

Biometria – O sistema de biometria para registro de frequência já está em funcionamento no Palácio Alencastro e no Pronto-Socorro Municipal e, até o final de fevereiro, será instalado em todas as secretarias.

Conforme cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão, ainda em janeiro o sistema já deverá estar em funcionamento nas secretarias de Saúde, Cultura, Trânsito e Transporte Urbano, Cidades, Assistência Social e na Procuradoria-Geral do Município.

Pronto-Socorro – O equipamento para registro de ponto instalado no Pronto-Socorro Municipal terá que ser substituído por ter sido danificado. Segundo relatos de funcionários da unidade, a falha no equipamento é resultado de ação dos próprios servidores. A instalação do novo sistema na unidade será feita no dia 11 de fevereiro.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Mauro Mendes determinou rigor no controle de frequência e horário dos servidores. Após recadastramento realizado no início do ano passado, detectou-se a existência de pouco mais de 50 servidores que não estavam comparecendo regularmente ao trabalho.

*Matéria atualizada em 24.01.2014