Gestão /

08 de Março de 2012 10h14

Prefeito de Cuiabá abre o 57º FONAC (Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração)

08/03/2012

Sandrine Gahyva-Secom Cuiabá-3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, participou da solenidade de abertura do 57º FONAC (Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração), na quarta-feira (07-03). A abertura do Fórum reuniu secretários de Administração das capitais brasileiras, que fomentarão iniciativas e discussões sobre temas pertinentes à gestão pública. Os debates do 57º FONAC acontecem desta quinta-feira (08-03) a 10 de março (sábado), no auditório do Hotel Holiday Inn Express Cuiabá.

As discussões estarão entorno do projeto ligado a área de recursos humanos, com otimização e contratação de pessoas,capacitação de servidores, além de serem cogitados projetos na área da tecnologia da informação. O objetivo central do Fórum é abrir espaço para discussões relacionadas à administração pública, tendo em vista a grande variação nas metodologias de gestão existentes.

Para Galindo é uma honra receber todo secretariado das capitais brasileiras. Segundo o prefeito, através do FONAC será possível realizar um intercâmbio entre as ações executadas por cada secretaria de administração e trocar soluções para as problemáticas, por meio de propostas de ações efetivas de otimização dos procedimentos administrativos.

Progresso

Durante a abertura, o prefeito de Cuiabá destacou os benefícios gerados para os servidores públicos da capital, bem como para a sociedade, com a criação da Secretaria de Gestão, há pouco mais de um ano.

“Avançamos na gestão de pessoas com a consolidação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) à mais de dois mil servidores, folha de pagamento em dia e dentro do mês, reajuste salarial acima da inflação. Sem contar os avanços na informatização”, detalhou Galindo.

A anfitriã do Fórum, a secretária de Gestão de Cuiabá, Adriana Barbosa, acredita que a ideia central do FONAC será a troca de experiências de gestão pública, possibilitando a implantação de ações positivas, que produzem bons resultados em outras capitais.

“A partir daqui, será possível ramificar ações implementadas nos postos de gestão administrativa e expandir a iniciativa para as demais secretarias das capitais”, pontuou Adriana.

Na ocasião, o presidente do FONAC, Sérgio Vilela, secretário de Administração de Patrimônio e Recursos Humanos de Maceió, destacou a importância da presença do prefeito Francisco Galindo no Fórum. “A participação do gestor Municipal fortalece ainda mais os debates entorno da administração pública”.

Programação

Ao longo dos três dias do FONAC, os debates entre as secretarias Municipais de Gestão e Administração das capitais brasileiras serão organizados em painéis, que ocorrem em 08 e 09 de março.

Nesta quinta-feira (08-03), o Fórum trará as conferências: “RPPS: Censo Previdenciário – uma parceria estratégica”, “Desafios Nossa Energia”, “Sistema de Informações Gerenciais – SIGER”.

Na sexta-feira (09-03), os debates começam com o tema: “Prevalência e Fatores Associados ao absenteísmo-doença entre servidores públicos das capitais brasileiras”. Em seguida tem os painéis: “Os desafios dos gestores e a governabilidade”, e “Gestão de Contratos”.

Em 10 de março (sábado), acontece o encerramento do Fórum, com a programação Institucional da prefeitura de Cuiabá. Nos três dias de evento, a abertura do FONAC é às 8h.