/

28 de Abril de 2020 08h42

O que é Coronavírus? Tire suas dúvidas

28/04/2020

1 - O que é o novo Coronavírus?

F: Nós recebemos uma notificação no fim de dezembro da Organização Mundial da Saúde sobre a ocorrência de casos do novo Coronavírus.

E o que quer dizer novo? Ele é um novo vírus, porque já tivemos em 2003 e em 2012 alguns casos de Corona. Agora, estamos presenciando uma transformação dele, por isso é chamado de novo. Mas ele já está entre nós desde 1937 e foi catalogado em 1960 mais ou menos. Desde então é que se conhece a família dos Coronavírus.

Atualmente ele tem nos preocupado pela sua capacidade de disseminação e propagação entre as pessoas. Nestes outros dois momentos mencionados ele não tinha essa capacidade. Os casos foram localizados e não teve essa grande proporção que estamos vivenciando. Como estamos em uma pandemia, que é quando há casos em vários países ao mesmo tempo, precisamos pensar em como podemos agir para conter e minimizar essa transmissão.

 

2 – Quando devo usar máscaras?

F: Até pouco tempo atrás a máscara deveria ser usada preferencialmente pelos profissionais de saúde e por quem apresentava sintomas. Com o aumento do número de casos foi decretado em todo o estado de Mato Grosso que todos os cidadãos usem máscaras quando saírem de casa. As máscaras podem ser feitas de tecido, de preferência com forro.

A transmissão do Coronavírus é por contato, por isso é importante a distância entre as pessoas e a necessidade da lavagem das mãos, para que não se contaminem por contato com superfícies infectadas. A recomendação é lavar as mãos com água e sabão, primeiramente, mesmo que você tenha o álcool em gel.

 

3- Tem cura para o Coronavírus? Quando ir ao hospital?

Mais de 80% das pessoas que tiverem contato com o vírus terão casos leves, como uma gripe comum. Febre, tosse, dor de garganta, coriza, sintomas simples de gripe, podendo apresentar falta de ar, desconforto respiratório são os sintomas de Corona. Mas só deve procurar atendimento nas unidades de saúde casos em que se apresente falta de ar, febre alta e pessoas de grupo de risco, com doenças crônicas, diabetes, idosos.

As pessoas que devem buscar uma unidade de saúde são aquelas que, em situações anteriores ao Coronavírus buscariam atendimento. Por que, muitas vezes nós ficamos gripados, mas não procuramos atendimento e hoje em dia as pessoas estão indo até a unidade de saúde para saber se estão com Coronavírus.

Então, é importante a gente deixar isso claro, eu não devo procurar uma unidade de saúde para saber se estou com Coronavírus. Quando devo procurar? Quando eu estiver com febre alta, com desconforto respiratório, com falta de ar, porque nesses casos é necessário uma avaliação clínica e exames complementares, para que se possa identificar a gravidade. Caso contrário é só fazer repouso, isolamento domiciliar, para evitar transmitir a doença para outras pessoas.

Todas as medidas que estão sendo feitas pelos órgãos de saúde só serão efetivas se todo mundo que estiver doente ficar em casa, se as pessoas que puderem se isolar, ficarem em casa.

 

4 - Quanto tempo pra manifestar os sintomas?

F: O período médio de incubação é de cinco dias. Se você teve contato com alguém que tinha sintomas, que não estava em isolamento domiciliar, que não se preocupou em tomar os cuidados em não transmitir para outras pessoas e você também não se preocupou em lavar as mãos e se contaminou, depois desse contato, você vai manifestar os sintomas em até, em média, cinco dias. É recomendado até 14 dias de isolamento para que tenha a margem de segurança. Se a média é 5 eu tenho até 10 dias para surgirem os sintomas, por isso isolamento de 14 dias.

O contagio é feito principalmente pelas mucosas, ou seja, nariz, boca, olhos. Para contágio com a pele tem que ter alguma lesão.

 

5 - Quais os cuidados com animais domésticos sobre o Coronavírus?

Ainda não temos estudo que falem sobre animais domésticos, e existem poucos relatos sobre casos em animais. Não é uma relação do humano transmitir para o animal que convive com você. Por favor, não abandonem seus animais por medo deles.

 

6 – Para finalizar, qual seu último recado para a população neste momento?

Temos que evitar ao máximo as aglomerações. Estamos em um momento de evitar ambientes em que não podemos manter distância mínima. E essas medidas estão sendo adotadas agora porque se nós adoecermos todos ao mesmo tempo, 80% das pessoas vai se recuperar, mas 20% pode necessitar de internação e UTI e o nosso sistema de saúde não tem capacidade para isso, vai entrar em colapso. E não podemos esquecer que já existem pessoas necessitando de atendimento por outros motivos.

 

Se as pessoas forem adoecendo aos poucos, nós podemos atender e dar uma resposta de qualidade e evitar os óbitos. É importante que todo mundo faça esse isolamento e é preciso parar de achar que estamos inventando coisas, porque não estamos. É um risco eminente e vai depender da atitude de todos para que se evite essa transmissão ao mesmo tempo para todo mundo.