Fazenda /

09 de Fevereiro de 2012 10h46

Secretaria de Fazenda de Cuiabá elabora Plano Estratégico de Elevação das Receitas Próprias

09/02/2012

Secom Cuiabá-3645-6277

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda de Cuiabá participa da Oficina de Elaboração do Plano Estratégico de Elevação das Receitas Próprias para o período de 2012 a 2019. A abertura da reunião aconteceu nesta quinta-feira (09-02) e se estende até sexta-feira (10-02), na Central de Arrecadação do ISSQN.  

O encontro está sendo coordenado pelo secretário Municipal de Fazenda, Guilherme Müller, e a consultora Externa da Secretaria, Elisabete Queiroz. A Oficina é um realinhamento do Plano iniciado em 2010, e junto com a equipe será construído o Mapa Estratégico da Secretaria de Fazenda para alcançar a meta de arrecadação da receita própria de Cuiabá, dentro do período estipulado.  

Segundo Müller, a ideia do encontro é justamente permitir que todos servidores estejam focados nas metas de arrecadações estipuladas, a partir da Lei Orçamentária Anual de 2012 (LOA 2012), já se organizando para os próximos sete anos, ou seja, até 2019, quando Cuiabá completará 300 anos.   

“Todos devem estar alinhados na mesma vertente para atingir as metas estipuladas. Como também vamos identificar, por meio de análises, as prioridades e projetar as ações futuras para garantir o aumento da arrecadação de tributos municipais”, pontuou Guilherme.  

Elisabete complementa o secretário, ao destacar a importância da Oficina, em vista de não ser possível executar a gestão sem planejamento.  

Ações  

O Plano estabelecerá o desenvolvimento de ações consistentes, focadas no fortalecimento das receitas próprias de Cuiabá, sendo ISSQN, IPTU, TAXAS e ITBI, permitindo ao município continuar investindo na gestão da cidade, na formação de equipes qualificadas. Inclusive, investir em tecnologia para atendimento ao contribuinte e acompanhamento dos processos, obedecendo aos princípios de transparência e efetividade, consequentemente a implementação de políticas públicas.  

Esta etapa é retrata a Missão, Visão de Futuro e a Estratégia da Instituição, por meio de um conjunto de objetivos estratégicos balanceados em perspectivas com foco no cidadão. A metodologia aplicada é a do Balanced Scorecard  (BSC) e do PDCA, a partir da ampla participação das Unidades Fazendárias envolvidas no processo de arrecadação de tributos.