Fazenda /

06 de Dezembro de 2012 12h00

Plano Estratégico "Cuiabá - 300 Anos" foi apresentado nesta quinta-feira

06/12/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054


O Plano Estratégico de Cuiabá até 2019, quando a cidade completará 300 anos, foi apresentado nesta quinta-feira (06/12) ao prefeito Francisco Galindo e a todos os secretários municipais da capital. O plano foi desenvolvido pela equipe da prefeitura de Cuiabá, liderada pela Secretaria Municipal de Fazenda. O documento estabelece como missão, garantir a efetividade das políticas públicas visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, além de fazer de Cuiabá uma cidade moderna, de oportunidades e sustentável.

São metas a serem seguidas pela próxima gestão como um compromisso. O secretario de Fazenda de Cuiabá, Guilherme Muller explicou que no próximo dia 12, o documento será entregue oficialmente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e depois será apresentado a todos os conselhos municipais (como Conselho Municipal de Saúde) e ao prefeito eleito, Mauro Mendes, e sua equipe de transição.  “Este será uma documento público, visando garantir a participação e o acompanhamento da sociedade na execução do Plano”.

O documento está dividido em quatro tópicos, com o total de 18 metas, prevendo ações externas (ligadas diretamente a população) e internas (referentes ações institucionais). Os tópicos são: Perspectiva da Sociedade; Perspectiva dos Processos Internos; Perspectiva do Aprendizado e do Crescimento; Perspectiva Financeira.

Guilherme Muller explicou que as metas estratégicas devem ser trabalhadas de forma transversal pelos vários órgãos e secretarias municipais. A primeira meta, por exemplo, é o aumento da perspectiva de vida da população, o que prevê inúmeras ações, como a prevenção a acidentes no trânsito. Está prevenção deve ser trabalhada em parceria pelas secretarias Municipais de Saúde e de Trânsito e Transporte.

Visando a melhoria de vida população nos próximos sete anos, o Plano Estratégico de Cuiabá, dentro da Perspectiva da Sociedade, estabelece 10 metas, que são: elevar a expectativa de vida da população (dos atuais para 72 para 79 anos); elevar o nível de qualidade de vida da população; promover ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios e oportunidades de trabalho; melhorar a qualidade do ensino fundamental; reduzir o analfabetismo; ampliar o acesso à educação infantil; fomentar as práticas de esporte e lazer; fortalecer o controle social;  fomentar iniciativas culturais; fomentar o turismo.

Dentro da Perspectiva dos Processos Internos as metas são: assegurar o uso da tecnologia de informação e comunicação; assegurar a qualidade e a celeridade dos serviços prestados ao cidadão; garantir a modernização institucional. Já na Perspectiva dos Processos Internos ficaram estabelecidas quatro ações: assegurar a excelência do desempenho profissional e gerencial; promover a valorização e o reconhecimento dos servidores; buscar continuamente a excelência das práticas de gestão e dos resultados; desenvolver na prefeitura a cultura socioambiental.

Na Perspectiva Financeira o objeto é garantir a excelência da Gestão Fiscal, fazendo com que o município tenha cada vez mais receitas próprias, ficando mais independente de transferências externas (recursos da União e do Estado).

Ao final da apresentação, o prefeito Francisco Galindo agradeceu e parabenizou a equipe responsável pela elaboração do Plano, que durante os últimos dois anos trabalhou para confeccionar o documento. “É um Plano real, possível se ser alcançado, que contempla as propostas de campanha feitas pelo prefeito eleito. Um Plano que projeta para os próximos anos a Cuiabá que queremos e sonhamos”, finalizou Galindo.