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14 de Janeiro de 2014 10h00

Serviço de abastecimento de água lidera índice de reclamações no Procon Municipal

14/01/2014

Evelyn Ribeiro

Um levantamento do Procon Municipal aponta que, pelo segundo ano consecutivo, a Companhia de Águas do Brasil (CAB ambiental), lidera o número de reclamações em Cuiabá. As principais contestações estavam relacionadas ao aumento da fatura mensal e à falta de abastecimento de água nas residências.

Ao todo foram registradas 435 reclamações, o que corresponde a 21% do total dos registros de denúncias no órgão. Em 2012, haviam sido feitas 216 denúncias que relatavam os mesmos problemas. A segunda empresa mais reclamada foi a de telefonia Oi.

Ambas fazem parte do setor de Serviços Essenciais, que lidera o ranking de reclamações com 35% do total. Em seguida vem o setor de Produtos, cujas empresas mais reclamadas foram a Novo Mundo (22% das queixas desse setor) e City Lar (12%).

Também registraram grande quantidade de reclamações os setores de Assuntos Financeiros com as empresas Bradesco e Itaú nos primeiros lugares, com 10% das reclamações cada um; e o setor de Habitação. Neste último, as empresas com maior número de reclamações são a Rodobens (60%) e Lotufo (20%).

De acordo com o diretor-executivo do Procon Municipal, Carlos Veggi Atala, a maioria dos casos foi registrada por telefone e, além de notificar a empresa de abastecimento, o Procon está buscando alternativas para reduzir os índices de insatisfação do consumidor. “Estamos tentando fazer um acordo com a CAB e também encaminhando a situação ao Ministério Público”, disse.

Carlos acrescentou também que o problema nos valores abusivos na fatura estaria ligado à falta de leitura dos relógios regularmente. “Os meses em que não ocorrem a fatura, consequentemente fazem com que a última taxa seja emitida com valores mais elevados e o consumidor acaba pagando além do previsto”, afirmou.

Atualmente, o Procon Municipal realiza, em média, 80 atendimentos diários e oferece desde serviços de orientação e simples consulta a conciliações entre consumidores e empresas. O consumidor que se sentir prejudicado pode fazer as reclamações tanto por telefone como pessoalmente.

A unidade do Procon está localizada na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro. O telefone é: (65) 3641-6400. O Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.