/

25 de Janeiro de 2013 11h52

Secretaria vai priorizar os projetos da Copa do Mundo, afirma Carlos Brito

25/01/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O novo secretário municipal de Esportes, Carlos Brito de Lima, que tomará posse no cargo em 1º de fevereiro, falou sobre as principais prioridades da pasta, elencadas após conversa com o prefeito Mauro Mendes.
 

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (25), Brito afirmou trabalhar pelos esportes, mas também pela cidadania, que faz parte de suas funções como o novo secretário. “Além das categorias esportivas e campeonatos, temos que trabalhar com o futuro dos jovens atletas, por exemplo. Somos responsáveis pelo combate à violência, pelo apoio às corporações policiais, por oficinas de esportes a crianças e adolescentes, enfim, ações que pensem o futuro das pessoas”, explicou. 

Segundo ele, muitos desafios se apresentam e será necessário usar a estrutura que compõe a pasta para alcançar os objetivos. “É uma estrutura pequena, mas temos técnicos extremamente capacitados e comprometidos. Nossa estrutura terá que ser reformulada para que possamos contribuir efetivamente com a cidade”, disse. 

Será dada atenção especial para as obras destinadas à Copa do Mundo de 2014, não apenas para o evento, mas a utilização delas após o mundial. “Vamos desenvolver programas para esses locais que estão sendo construídos. Um modo de tornar Cuiabá atrativa para os esportes nacionalmente e continuem sendo usados após a Copa do Mundo”. 

Secopa 

Carlos Brito foi um dos diretores da extinta Agecopa, hoje Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa), no governo estadual. A escolha do prefeito Mauro Mendes para que ele assumisse a Secretaria de Esportes é ter, também, um articulador na busca por recursos, além de colaboração nos projetos para o evento. 

“Escolhemos uma pessoa que conhece a dimensão do que vem pela frente para os esportes. O novo secretário tem essa envergadura e também vai agir como um articulador com o Estado e a União”, afirmou o prefeito. 

De acordo com Brito, o pedido já está sendo atendido. “O prefeito se reuniu com a Secopa e uma lista com dez itens prioritários já foi traçada. Foi dentro dessa dimensão que eu aceitei o cargo e minha equipe vai colaborar para cada um desses itens”, afirmou. 

Lei Geral da Copa 

Cada cidade-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 terá sua própria Lei Geral para o mundial. Em Cuiabá, segundo o próprio prefeito anunciou, o projeto será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal tão logo os trabalhos sejam retomados, em 5 de fevereiro. 

Carlos Brito afirma já estar inteirado das propostas. “Tudo está previsto na Lei Geral da Copa: rede hoteleira, turismo, cultura, esportes. É uma importante ferramenta para atrair investimentos do Governo Federal para a cidade”, disse.