/

07 de Agosto de 2013 19h50

Reunião define detalhes para realização de Jogos dos Povos Indígenas

07/08/2013

Henry Falbo

O articulador do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena, e o coordenador-geral de Políticas Esportivas do Ministério do Esporte, Rivelino Macuxi, participaram nesta quarta-feira (07) de reunião com o secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, e mais 10 representantes de diversas secretarias municipais para tratar de questões relativas à abertura oficial da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas.

O evento irá acontecer entre os dias 11 e 19 de outubro, mas o lançamento ocorre na próxima sexta-feira (09), por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado simultaneamente em Nova York e Genebra.

Às 10h, no salão Cloves Vetoratto do Palácio Paiaguás, acontece a solenidade de lançamento dos Jogos, que contará com a presença dos ministros do Esporte, Desenvolvimento Agrário e da Cultura, além do governador Silval Barbosa e do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.

O segundo ato de abertura ocorre às 16h, no Jardim Botânico de Cuiabá, localizado no bairro Sucuri e será marcado pela realização de uma cerimônia espiritual e cultural indígena de bênção do local e instalação do tronco indígena de realização dos jogos, com saudação às águas do Rio Cuiabá.

“O objetivo dos jogos é a promoção de valores culturais, sociais, ecológicos e econômicos junto à sociedade não indígena, através dos esportes tradicionais e da interação dessa diversidade brasileira que muitos não conhecem”, afirma Marcos Terena.

Os Jogos dos Povos Indígenas são uma atividade idealizada e organizada pelo ITC, que nasceu a partir da participação dos índios nos Jogos Escolares Brasileiros. Marcos Terena destaca a importância do evento como “um trabalho entre índios e brancos para resgate de nossa história e a busca de um futuro que traga qualidade de vida para as próximas gerações”.

O secretário Carlos Brito disse que a orientação do prefeito Mauro Mendes é para dar todo o apoio necessário para que o evento alcance seus objetivos e traga resultados positivos para Cuiabá.

O secretário-adjunto de Esporte e Cidadania, Mário Pécora, destacou os aspectos técnicos do evento e a necessidade de esforços das diversas áreas da administração municipal.