/

06 de Outubro de 2011 09h45

Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro avaliam chances de Cuiabá sediar as Olimpíadas Escolares em 2012

06/10/2011

Orlando Antunes/SMEC-9977-4079

Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estão em Mato Grosso onde realizam, desde terça-feira (04-10), inspeções em instalações esportivas de Cuiabá e Várzea Grande. Os visitantes avaliam se o Estado tem condições de receber as Olimpíadas Escolares 2012, “categoria A” para atletas de 15 a 17 anos.

No primeiro dia de atividade, os supervisores de Fomentos e Eventos do COB, André Mattos e Jessé Oliveira, se reuniram com servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o secretário de Esporte e Lazer de Mato Grosso, Antonio Azambuja, e representantes das Secretarias Municipais de Esportes das duas cidades.

Os membros do Comitê ressaltaram o interesse da entidade em expandir os eventos esportivos olímpicos por todo o país. Os representantes do Estado destacaram o compromisso do governador Silval Barbosa pela realização dos jogos. Ele assinou em agosto deste ano, junto ao COB, o protocolo de intenções da candidatura mato-grossense.

Após a reunião, os inspetores seguiram para a agenda de visitas. Acompanhados por técnicos da Seduc e Seel e por representantes dos dois municípios, eles inspecionaram, pela manhã, o ginásio Aecim Tocantins, o Centro de Event os do Pantanal e o ginásio do bairro Quilombo.

No período da tarde, os locais visitados foram as quadras poliesportivas das Universidade de Várzea Grande (Univag) e de Cuiabá (Unic), o Hospital Metropolitano, os ginásios das Escolas Couto Magalhães e Adalgisa de Barros e do Fiotão, SESC Porto, SESC Arsenal e o ginásio do Colégio São Gonçalo. Durante as visitas, eles registravam em planilhas as medidas de comprimento, largura e altura das quadras, além de fotografarem os pontos que precisam passar por melhorias.

De acordo com André Mattos, a partir da análise dos espaços eles irão elaborar um parecer que será utilizado pelo COB para a escolha da sede. “Nossa função é verificar se as duas cidades possuem condições de realizar as Olimpíadas”, disse.

A programação da visita ao Estado termina nesta quinta-feira (06-10) pela manhã. Entre os locais inspecionados estão: ginásios da Universidade Federal de Mato Grosso (UMFT), Liceu Cuiabano, Verdinho, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), entre outros. À noite haverá encontro com representantes do setor hoteleiro do Estado e com as Secretarias de Turismo e Indústria e Comércio.

Chances

Para o técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Rosberg Martins, que integra o comitê local de vistoria, Cuiabá e Várzea Grande têm grandes chances de serem escolhidas como sede. “Estivemos recentemente em João Pessoa, durante as Olimpíadas 2011, categoria B, e com base na estrutura que vimos lá, posso afirmar que estamos bem”, disse Rosberg.

A capital e a cidade industrial concorrem com Natal (RN) e Poços de Caldas (MG) pelo direito a receberem os jogos. Os inspetores já visitaram as cidades mineira e potiguar. A escolha da sede será anunciada no final de outubro.