/

12 de Dezembro de 2013 14h50

Projeto "Cidades da Copa" é apresentado em Cuiabá

12/12/2013

Evelyn Ribeiro

A Prefeitura de Cuiabá participou nesta quinta-feira (12), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do lançamento do projeto “Cidades da Copa”, elaborado pelo Instituto Esporte Educação (IEE). A iniciativa visa a trabalhar políticas públicas e estruturar ações para o legado social e esportivo da Copa do Mundo de 2014. 

O Cidades da Copa mobilizará Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Sociedade Civil, Organizações não Governamentais (ONGs) Universidades e Federações Esportivas, todos envolvidos no desenvolvimento do esporte para a inclusão de todos os cidadãos.

O Instituto Esporte Educação, que tem como presidente a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, pretende criar um cronograma para elaboração de Plano de Ação em que serão definidos objetivos, e funções de cada entidade. Durante o encontro na UFMT, foram ministradas palestras sobre a situação da cidade e as perspectivas para que novas ações sejam efetuadas.

O secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, apresentou um relatório contendo as atividades desenvolvidas pela secretaria ao longo de 2013, assim como os projetos de revitalização e reformas em centros esportivos. Atualmente 15 centros esportivos estão sendo utilizados pela população na cidade, e 12 miniestádios passam por reforma.

“Nós estamos correndo atrás para que o mais rapidamente possível devolver os equipamentos de esporte para a população”, disse. Em relação ao projeto Cidades da Copa, o secretário explica que este trabalho não deve ser desenvolvido apenas pelo município.

“Neste primeiro momento estamos fazendo um chamamento e mostrando que é interesse de vários setores que atuam no segmento do esporte. Quando estabelecermos uma agenda positiva e intensa em Cuiabá, vamos despertar oportunidades para os profissionais, população e instituições públicas e privadas”, concluiu.

O coordenador do Instituto Esporte Educação, Caio Martins Costa, conta que o investir no plano de ação é uma estratégia que tem tudo para dar certo. “O ‘Cidades da Copa’ traz a dimensão educacional e de participação de todos para que possamos dobrar o número de praticantes de atividades esportivas no País”.

Também participaram do encontro profissionais e acadêmicos de educação física, representantes de federações e o presidente da Seccional Mato Grosso do Conselho Regional de Educação Física, Carlos Alberto Eilert.