/

23 de Setembro de 2010 17h00

Programa "Educa Mais" tem apoio da SMEC

23/09/2010

Marcella Magalhães-Assessoria-SMEC

A Secretaria de Esportes e Cidadania - SMEC é parceira do Programa “Educa mais”, que visa trabalhar a educação integral implantada pela Prefeitura de Cuiabá. O projeto acontece por meio da Secretaria Municipal de Educação, nas escolas da rede municipal de ensino, em parceria com governo federal, Programa Segundo Tempo. É coordenado pela SMEC e pelo Programa Escola com Saúde, da Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Esportes e Cidadania desenvolve o Segundo Tempo em 30 escolas, chamadas núcleos, e atende diretamente seis mil crianças. Elas estudam de manhã e voltam à tarde para desenvolver atividades esportivas e recreativas. O mesmo sucede com as que estudam no período vespertino”, explica o coordenador pedagógico do programa, professor Paulo Afonso Moreira.

Para socializar todas essas ações e comemorar o segundo ano do Programa de Educação Integral, a Secretaria de Educação criou o “II º Educa Mais na Praça”, previsto para ser apresentado na Praça 08 de Abril, sexta-feira (24-09), das 08 às 16h30m.

Participam desse programa 51 escolas da rede municipal da Capital. Sua implantação objetiva ampliar a jornada escolar e ofertar oportunidades educativas aos alunos do ensino fundamental.

A Secretaria de Esportes e Cidadania - SMEC ainda disponibiliza 90 monitores, 60 para trabalhar direto com educação física e 30 na área pedagógica.  Conta também com 13 tutores formados em educação física (e que coordenam os monitores), coordenadores geral e pedagógico, entre outros profissionais.

De acordo com Paulo Afonso Moreira, a secretaria também fornece todo o material esportivo, a exemplo de cones, bolas (de todas as modalidades) e coletes para treinamento. Duas vezes por semana fornece lanches, com refrigerantes, às seis mil crianças das 30 escolas do Segundo Tempo.