/

03 de Dezembro de 2010 10h00

Procon Municipal orienta consumidores sobre compras de Natal

03/12/2010

Marcella Magalhães-Assessoria - SMEC

Luzes, cores, ofertas e muita propagandas são as principais ferramentas utilizadas pelos  comerciantes para atrair mais consumidores para as compras de Natal. A data é considerada a melhor época de vendas do comércio varejista, por isso, o Procon Municipal faz algumas recomendações para que o consumidor tenha um final de ano tranqüilo e longe do superendividamento.

A primeira recomendação é definir quanto se tem para gastar com presentes e festas antes de sair às compras. “Calcular o valor em dinheiro e limite disponível no cartão de crédito pode ajudar o consumidor a direcionar suas compras. Vale lembrar que a compra à vista é mais vantajosa pelos descontos que podem ser obtidos”, orienta a Diretora do PROCON Municipal, Cristiane Vaz dos Santos.

Outra medida que pode fazer muita diferença no orçamento é a pesquisa de preços. Se quiser ter sucesso nesse objetivo, o consumidor não deve deixar as compras para a última hora.

Nos casos de promoções como amigo secreto e confraternizações com os colegas de trabalho, muito comuns nesta época, a dica é abusar da criatividade para economizar. O consumidor pode confeccionar um presente ou mesmo definir previamente os valores máximos que pretende gastar.

É importante também que o consumidor saiba que o fornecedor não é obrigado a realizar trocas de produtos que não tenham vícios de qualidade. O Procon recomenda que o consumidor questione se a loja realiza troca de produtos e qual o prazo para fazê-la. É importante exigir estas informações por escrito na etiqueta do produto ou na Nota Fiscal de Consumo, como forma de comprovar o acordo firmado entre loja e consumidor.

O comerciante não deve se deixar levar pelo clima de festividade e esquecer das obrigações previstas em lei, como a obrigatoriedade de fixar preços em todos os produtos expostos à venda, disponibilizar um exemplar do Código de Defesa do Consumidor no estabelecimento, informar as formas de pagamento aceitas no local além de afixar em local visível o número do telefone do Procon. De acordo com a Lei 8.078/90, a informação clara, precisa e ostensiva é um dos direitos do consumidor.

O Procon Municipal de Cuiabá está localizado na Rua Barão de Melgaço, s/n, Praça Moreira Cabral, Espaço Cidadania, Centro – Cuiabá/MT. Os telefones de contato são 3641-6400, 3641- 8325 e 3641-8908. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas