/

30 de Outubro de 2013 16h25

Preparação para os XII Jogos Indígenas segue na reta final

30/10/2013

Henry Falbo


A Prefeitura de Cuiabá se prepara para sediar a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento, que ocorre entre os dias 08 e 16 de novembro, terá ampla cobertura da mídia internacional. Participarão etnias de 18 países e 1.600 atletas índios do Brasil.

 

Na ocasião será realizado um fórum para discutir as diretrizes do Primeiro Jogos Mundial dos Povos Indígenas, que ocorre em 2015, também no Brasil.

 

Nesta quarta-feira (30) foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania para finalizar a estrutura organizacional do evento. Doze secretarias municipais participaram para fechar os últimos detalhes de atendimentos como saúde e transito.

 

O secretario-adjunto de Esportes, Mario Márcio Pécora, destacou a repercussão mundial dos Jogos e a responsabilidade de Cuiabá como anfitriã da festa. “Os jogos serão transmitidos ao vivo pela Internet e 150 jornalistas já se credenciaram junto ao Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. É um a oportunidade única”, avaliou.

 

A arena da competição está sendo montada pela Prefeitura de Cuiabá na região do Jardim Botânico, no bairro Sucuri, com capacidade para 6 mil pessoas.

 

Os Jogos dos Povos Indígenas foram idealizados pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena Brasileira (ITC), que nasceu a partir da participação dos índios nos Jogos Escolares Brasileiros. Envolve ainda o Governo do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso.

 

Mais de 150 voluntários foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Esportes para ajudar na realização do evento. Eles trabalharão na função de attache (acompanhante de etnias), agentes culturais e esportivos e bilíngues.

 

Os Jogos dos Povos Indígenas reunirão em Cuiabá 48 etnias brasileiras e 18 internacionais. Os atletas competirão em várias modalidades, como arco e flecha, natação, futebol, canoagem e corrida de toras.