/

31 de Julho de 2013 15h40

Prefeitura participa da organização da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas

31/07/2013

Renata Neves

Representantes da Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) participaram nesta quarta-feira (31) da primeira reunião para apresentação do projeto básico e organização da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que serão realizados em Cuiabá no período de 11 a 19 de outubro.

Cerca de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras deverão participar dos jogos, número que supera o recorde da última edição, realizada em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

Além de representantes de etnias nacionais, os Jogos dos Povos Indígenas deste ano terão a participação de 32 indígenas ou agências de governos de 16 países, que irão debater e protocolar um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas no Brasil.

O calendário de jogos inclui competições de canoagem, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de 100 metros, corrida de fundo, luta corporal, corrida de tora e natação/travessia – nas modalidades indígenas e de futebol masculino e feminino – nas modalidades não-indígenas.

A cerimônia de lançamento dos Jogos dos Povos Indígenas será realizada em dois atos que acontecerão no dia 09 de agosto, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O 1º ato será realizado às 10h e se constituirá na assinatura dos Termos e Matrizes de Encargos e lançamento das peças e programas dos jogos.

O 2º ato ocorre às 16h no Jardim Botânico de Cuiabá, localizado no bairro Sucuri (local onde ocorrerão as competições), e será marcado pela realização de cerimônia espiritual e cultural indígena de bênção do local e instalação do tronco indígena de realização dos jogos, com saudação às águas pluviais do Rio Cuiabá.

Os atos deverão contar com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, além do governador Silval Barbosa, do prefeito Mauro Mendes, da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e outras autoridades.