/

09 de Maio de 2013 15h33

Prefeitura investe na melhoria do gramado do Dutrinha

09/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

As atividades do estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, ficarão suspensas até o dia 31 de maio para a execução de serviços de melhoria no gramado.

Segundo o secretário de Esporte de Cuiabá, Carlos Brito de Lima, serão executados serviços de revitalização e aeração no local, utilizando técnicas aplicadas em gramados profissionais.

Com o uso de um descompactador de solo, equipamento mecanizado e importado, serão feitos furos no solo, melhorando, assim, sua oxigenação. Após a realização dos furos, será feita uma cobertura mecanizada no gramado com areia e matéria orgânica, misturadas na proporção 1:1, técnica denominada Top Dressing, que visa a melhorar a drenagem, oxigenação e enriquecimento do solo, por meio do aumento da retenção de água e nutrientes.

“Como o solo do estádio há muito anos não recebia tratamento adequado, tornou-se muito compactado, ficando desconfortável e causando grande impacto para os jogadores. Com esse processo, o gramado vai ficar dentro dos padrões profissionais”, explicou Brito.

O secretário ressaltou ainda as dificuldades para realizar procedimentos no estádio e garantiu que o Dutrinha ficará pronto para sediar os jogos da Copa Brasil, a partir de junho.

 “O estádio Dutrinha é a única praça esportiva que atende o futebol profissional na Capital e a não-conclusão das obras da Arena Pantanal (que estava prevista para dezembro de 2012) agrava ainda mais essa situação. Não podemos paralisá-lo completamente para fazer todas as intervenções necessárias, por isso temos que trabalhar nos intervalos entre um campeonato e outro”, disse.

No total, receberão tratamento oito mil metros quadrados de gramado. Além disso, outros serviços já foram executados no local, como a melhoria da segurança, dos sanitários, bem como do sistema elétrico e de abastecimento de água, e novas intervenções devem ser realizadas nos próximos meses.

“É uma determinação do prefeito Mauro Mendes melhorarmos gradativamente a situação do Dutrinha”, destacou Carlos Brito.