/

06 de Março de 2014 09h33

Prefeitura, Governo do Estado e Secopa definem ações para recepcionar turistas durante a Copa

06/03/2014

RENATA NEVES E CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Secretários municipais de Cuiabá e Várzea Grande e representantes do Governo do Estado, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) e de outras entidades definiram na tarde desta quarta-feira (05) as ações que serão executadas durante o Mundial de Futebol nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, cultura, turismo, saúde, limpeza, comunicação e acomodação/abastecimento.

“É muito importante essa união de todos que estão envolvidos diretamente na organização da Copa do Mundo. Essa é a oportunidade que temos para desenvolver um bom trabalho e mostrar para o mundo o que Mato Grosso e Cuiabá têm de melhor”, destacou o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.

Participaram dos debates relacionados às estratégias de segurança representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Secretaria de Estado de Segurança.

Entre as ações definidas estão a realização de levantamentos de todos os eventos culturais que acontecerão nos municípios da Baixada Cuiabana; prédios públicos e residências que servirão como locais de acomodação de turistas para planejamento das estratégias de segurança; e das instalações onde os eventos serão realizados, para adequação das operações da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil.

Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública em exercício, Osmar Farias, o planejamento para segurança ostensiva no entorno da Arena Pantanal, Fan Fest e locais como o aeroporto Marechal Rondon e Centros de Treinamento já foi finalizado.

Na área de Cultura, ficou definida a formação de uma agenda única, com informações de todos os eventos promovidos pelo Governo do Estado, Secopa e prefeituras municipais de Cuiabá e Várzea Grande, confeccionada em diversos idiomas, para ser disponibilizada a todos os turistas.

Também consta na lista de ações a serem executadas pela Prefeitura de Cuiabá a realização da Rota do Peixe e a criação de um aplicativo de smartphone com informações sobre roteiros culturais e turísticos, endereços dos locais a serem visitados, telefones de emergência e demais informações necessárias aos turistas. Em Várzea Grande, será inaugurada em breve a Casa de Arte.

Durante as apresentações das ações, o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou também a criação da Arena Cultural, espaço que vai funcionar diariamente às 19h e terá a exposição de artes, artesanatos, pratos da culinária local e apresentações culturais. “Esperamos receber de 4 mil a 6 mil pessoas por dia nesse espaço”, disse.

O setor de Comunicação ficará responsável pela divulgação de todas as atividades desenvolvidas durante o evento, tanto culturais, quanto de serviços. Representantes das prefeituras e do Governo do Estado também se unirão para a confecção de um guia do espectador e de um aplicativo para smartphone para disponibilizar as informações necessárias.

Ainda no que tange à comunicação, ficou definida a criação de um comitê conjunto para recepcionar a imprensa nacional e internacional e a divulgação de campanhas publicitárias com o objetivo de mobilizar a população local para receber bem os turistas. “Queremos envolver todos no clima da Copa do Mundo”, declarou o secretário de Comunicação de Cuiabá, Kleber Lima.

Responsáveis pelo setor de limpeza se comprometeram a promover a melhoria do visual da cidade. Para isso, será realizada reforma e pintura dos muros de órgãos públicos, adequação de 15 praças em Cuiabá e de cinco em Várzea Grande e arborização das principais vias. 

A limpeza do entorno da Arena e dos locais onde acontecerão eventos paralelos será realizada antes e depois dos mesmos. Durante o período da Copa haverá ainda distribuição de banheiros químicos em pontos estratégicos da cidade.

Para facilitar o deslocamento de turistas e moradores da cidade, serão criadas linhas de transporte público especiais e promovidas melhorias na infraestrutura das principais vias de circulação e das rotas alternativas, com a execução de serviços de pavimentação e aumento da arborização, iluminação e instalação de semáforos e sinalizações viárias. Rodovias estaduais também serão revitalizadas.

Está incluída ainda no planejamento a ampliação do número de permissões para taxistas e de pontos de taxis, a manutenção dos pontos de ônibus e a melhoria da acessibilidade, através da construção e manutenção de calçadas.

Para garantir a acomodação de todos os turistas que vierem à Capital será ampliada a quantidade de leitos disponíveis para locação, com a inclusão de kitnets e áreas alternativas, como chácaras e campings em Cuiabá e Várzea Grande. Medida também serão tomadas para assegurar o abastecimento de água e alimentos durante os dias dos jogos.