/

22 de Janeiro de 2014 16h55

Prefeitura firma termo de cooperação para realização de programa de voluntariado na Copa

22/01/2014

Priscilla Vilela

A Prefeitura de Cuiabá firmou acordo de cooperação com o Ministério dos Esportes para a mobilização e capacitação de cidadãos cuiabanos para participação de ações voluntárias na Copa do Mundo de 2014. O termo foi assinado entre o prefeito Mauro Mendes e o ministro dos esportes, Aldo Rebelo.

O termo apresenta a Matriz de Responsabilidade que determina como o município deverá atuar para cumprir o programa Brasil Voluntários. A intenção, conforme destacado no pacto, é deixar um legado à cultura local, de disseminação do costume do voluntariado no país, além de formar um quadro de apoio ao evento.

Cada cidade-sede será responsável por definir o número necessário de voluntários para cada dia e local onde forem desenvolvidas atividades relacionadas à Copa do Mundo. Na Matriz de Responsabilidade é definido ainda que os voluntários devam ter acesso a transporte público de forma gratuita.

O programa Brasil Voluntários foi lançado oficialmente no dia 14 de janeiro e dispõe sobre o cronograma de ações de execução do termo, que terá vigência até o dia 31 de agosto deste ano. A fiscalização do cumprimento dos termos pelas cidades-sedes será feita pelo Ministério dos Esportes.

O secretário de Esportes, Carlos Brito, afirma que o termo é um instrumento importante para auxílio na condução do trabalho voluntariado. “O acordo evidencia a parceria que nós já tínhamos com o Governo Federal, para a realização do evento e nos ajuda a conduzir o processo da melhor forma possível”, ressaltou.

Voluntariado

Para ser voluntário é necessário ter no mínimo 18 anos de idade e disponibilidade de atuar no mínimo sete dias, seguidos ou não. Quem quiser se inscrever, basta acessar o site www.brasilvoluntario.gov.br e se atentar ao prazo, 6 de março.

No formulário de inscrição, o candidato pode indicar a preferência do local ou área de atuação. Caso a vaga pretendida seja preenchida por outra pessoa, ele poderá ser selecionado para atuar em outro setor. Há vagas para diversos perfis, o que garantirá a formação de um grupo diversificado.

Os voluntários selecionados participarão de treinamento virtual e presencial. Entre os cursos ofertados estão: hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário.

Os voluntários atenderão visitantes e torcedores em pontos estratégicos, como rodoviária, aeroporto e terminais de ônibus; e de grande movimentação, como shopping centers, pontos turísticos e o Fifa Fan Fest. Também trabalharão dando informações no entorno da Arena Pantanal e ajudarão a organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estádio.