/

04 de Outubro de 2013 15h24

Prefeitura de Cuiabá faz o diagnóstico do esporte na capital

04/10/2013

Evelyn Ribeiro

Atendendo a uma solicitação da Associação Atletas do Brasil, a Prefeitura de Cuiabá está preenchendo um questionário que prevê um diagnóstico da prática de esporte pela população em geral e também em escolas públicas municipais.

Denominado “Cidades do Esporte”, o programa elaborado pela Associação de Atletas, que tem como presidente a ex-jogadora de voleibol, Ana Moser, está sendo realizado nas 12 cidades-sedes da Copa de 2014. Na capital, as informações estão sendo levantadas em todas as secretarias municipais.

A evolução destes indicadores será acompanhada ano a ano, como forma de se avaliar concretamente o legado dos grandes eventos na cultura esportiva da população brasileira. As questões relativas à prática física e esportiva são multidisciplinares, envolvendo, de forma ampla, diferentes órgãos e especialidades.

A partir delas, será elaborado um relatório consolidado mostrando o estado atual das políticas voltadas para a promoção da prática física e esportiva nas doze cidades-sedes.

Dessa forma, espera-se que o preenchimento do presente questionário envolva diferentes órgãos e profissionais do Poder Público Municipal, como, por exemplo, as áreas de Esporte, Educação, Vias Públicas e outras.

De acordo com o técnico da secretaria municipal de Esportes, Antônio Duarte, o objetivo é fazer um levantamento geral das sedes e posteriormente trabalhar políticas de incentivo à prática de esporte.

“A Secretaria de Esportes está sendo a articuladora, e depois que concluirmos o questionário, vamos encaminhá-lo para São Paulo para avaliação e depois estudar de formas de como melhorar e estimular o esporte aqui”, disse Duarte. O questionário deve ser concluído e entregue ainda este mês.