/

18 de Novembro de 2013 17h41

Prefeitura de Cuiabá e Corpo de Bombeiros firmam parceria para ensino de artes marciais

18/11/2013

Henry Falbo

A Prefeitura Municipal de Cuiabá firmou parceria com o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e irá fornecer tatames e quimonos para o ensino de artes marciais a crianças de 10 a 14 anos. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, disponibilizará o instrutor e o local para a prática dos esportes.

No último fim de semana, o secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, entregou ao Primeiro Batalhão 50 quimonos e 50 metros quadrados de tatame.

Os uniformes, segundo o comandante do Primeiro Batalhão, Tenente Coronel Silvio Bernardes, atenderão inicialmente estudantes da escola municipal Ranulfo Paes de Barros, localizada no bairro Santa Isabel. A intenção é atender em breve cerca de 100 jovens da comunidade.

As aulas serão totalmente grátis e ministradas nas dependências do 1º Batalhão pelo professor Lindson Ramatis, campeão estadual de Tae Kwon Dow, na faixa dos 40 anos.

Para o secretário Carlos Brito, “parcerias institucionais como esta tornam possível ampliar o trabalho social e atender mais pessoas, otimizando recursos públicos”. O secretário ressaltou ainda a orientação do Prefeito Mauro Mendes em “multiplicá-los”.

Silvio Bernardes, que também é formado em educação física, falou sobre a importância em inserir os jovens em atividades culturais e esportivas como fator decisivo para tirá-los de situações de risco.

Além disso, o projeto tem o objetivo de levar a escola para dentro do quartel, mostrando o papel dos bombeiros no contexto social. “A doutrina do esporte somada aos conceitos militares de civismo são fundamentais na construção do indivíduo”, destaca o tenente-coronel.