/

24 de Fevereiro de 2011 14h25

Prefeitura confirma o Peladão 2011 e retomada do Pixote

24/02/2011

Orlando Antunes

O secretário municipal de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Moisés Dias, divulgou nesta semana o calendário oficial para as atividades de 2011. Faz parte do calendário o campeonato de futebol amador popularmente conhecido como Peladão, com 16 partidas envolvendo 32 equipe e jogos até 27 de fevereiro. O Peladão de 2012 tem previsão para uma mudança radical. Segundo o secretário, será vedada a participação de jogadores profissionais e as disputas serão restritas aos times de Cuiabá.

Recuperação de mini estádios e ginásios de esportes

Numa parceria com a Agecopa, cujo orçamento já foi passado, a Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania vai recuperar os mini estádios e ginásios de esportes da capital. Os recursos, de cerca de cinco milhões de reais, deverão ser liberados em meados de março ou abril, quando começam as obras.

Paralelamente, a reativação do projeto Bom de Bola - Bom de Escola já está assegurada. "Vamos colocar os profissionais de educação física nos bairros", disse Moisés, acrescentando que "eles vão atender a nossa juventude nas diversas modalidades, como futebol de campo, vôlei, basquete, handebol e futsal".

Desporto escolar

As grandes revelações saem do desporto escolar, que anda meio esquecido, e o projeto Pixote vai puxar e aguçar o interesse dos alunos para a prática do desporto. Haverá uma reunião com os diretores das escolas públicas para mostrar a necessidade de fomentar em cada escola as atividades esportivas. "Se não acontecer revelação, pelos menos estaremos tirando a juventude da ociosidade, principalmente afastando-as das drogas" afirmou Moisés Dias.

Rua de Lazer

Tempos atrás, havia o projeto Rua de Lazer, que atendia a população dentro do próprio bairro, e de preferência na própria rua. Pula-pula para as crianças, corrida de saco e brincadeiras para as crianças. Jogo de truco espanhol para os adultos e o vôlei de rua para os adolescentes. No calendário da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania tudo isto está inserido nas atividades para este ano.