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05 de Dezembro de 2013 09h00

Plano de Mobilidade vai reforçar o uso do transporte coletivo durante a Copa do Mundo

05/12/2013

Evelyn Ribeiro

O Comitê Pró-Copa apresentou nesta quarta-feira (04) ao prefeito Mauro Mendes o Plano de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo de 2014. O projeto foi elaborado por um grupo de trabalho de mobilidade, formado por técnicos da Secretaria Estadual da Copa (Secopa) e da Prefeitura de Cuiabá e visa a traçar estratégias de operação de Trânsito e Transporte durante os quatro dias de jogos na Arena Pantanal.

Entre as logísticas trabalhadas no plano operacional estão os sistemas de Transporte no Aeroporto, Arena Pantanal, FIFA Fan Fest, Gestão de Tráfego (rotas protocolares), Plano de Comunicação, Acessibilidade, Sinalização, Requalificação Urbanística e Plano de Recursos Humanos. O projeto deve passar por aprovação da Prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado e posteriormente será executado em caráter imediato.  

O prefeito Mauro Mendes avaliou o projeto positivamente e destacou o fato de contemplar uma série pontos, tanto para a restrição de estacionamento, como para a circulação de veículos. 

“O projeto poderá sofrer algumas revisões em função do sorteio da FIFA que será realizado esta semana e de novas informações que estão sendo incorporadas. O que me deu muita segurança, é que este é um estudo consistente que vai contribuir muito para que no dia dos jogos nós tenhamos aqui uma grande festa”, disse.

O secretário municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Brito, esclarece que além das estratégias de mobilidade, o plano também contempla as responsabilidades.

“Definimos ações de trabalho e comunicação voltadas para o que vai acontecer com a cidade nos dias dos jogos”, afirmou o secretário.

De acordo como o arquiteto e assessor especial de mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, baseado na expectativa de público, que deve ser de 30 mil pessoas por dia, umas das propostas a serem trabalhadas é o reforço da conscientização do uso de transporte coletivo para chegar a Arena e, assim, reduzir os congestionamentos. 

“Se todos quiserem chegar ao estádio de carro vai congestionar o trânsito, as pessoas vão perder tempo e podem perder o jogo, por isso o foco principal é trabalharmos o transporte coletivo”, concluiu o arquiteto.