/

25 de Outubro de 2011 11h01

Pixote traz handebol e judô esta semana

25/10/2011

Orlando Antunes: SMEC: 9977-4079


O Campeonato Pixote diminuiu seu ritmo essa semana. O motivo foi a suspensão de jogos do basquetebol, futsal, futebol de campo e voleibol, em virtude das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como dos jogos escolares do interior. Por isso, a competição de handebol será disputada na  quinta-feira (27-10) e judô no sábado (29-10) . Veja a programação da semana.

 

Handebol

Local: Ginásio Dom Aquino

Data:  27/10 (Quinta-feira)

Horários: 15:30h - G.P.T x  Hermes-  (cadete feminino)

              16h - D.João D´Lara x  Col.mendel (infantil feminino)

             16:30h - MCR/JVC/BBC x  D.J.Lara  (cadete masculino)

17h - Darcy Ribeiro x  D.J.Lara (infantil masculino)


Judô

Local: Palácio das Artes Marciais

Data: 29/10 (Sábado)

Horário: a partir das 7:30h

 

 Origem do Judô

O judô teve sua origem quando o Professor Jigoro Kano procurou sistematizar as técnicas de uma arte marcial japonesa, conhecida como “Jujitsu” e fundamentar sua prática em princípios filosóficos bem definidos, a fim de torná-la um meio eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter, num processo de aperfeiçoamento do ser humano. Nesse contexto, invariavelmente surge à questão: Porque chamar de judô ao invés de Jujitsu como já era conhecida a arte marcial. Para poder entender a razão e a dimensão pretendida por essa mudança, deve-se buscar e interpretação no processo histórico que envolve o cultivo do “Budo” nas antigas formas de artes marciais do Japão.

Segundo T.Watariabe (1967): “Budo é uma palavra característica do povo japonês e sua origem se encontra nas formas de auto-proteção que permitiram a sobrevivência dos indivíduos e a perpetuação da espécie humana através do tempo”. Essas formas de auto-proteção, que constituíram as artes marciais, nasceram da qualidade de vida que o povo japonês impôs a si próprio, diante da necessidade que tinham de se defender. Daí, então, surgiu os indivíduos com grande habilidade e treinamento nas artes marciais, formando uma casta de guerreiros conhecidos como “samurais”, a serviço dos senhores feudais.

Ref.Caderno Técnico de História e Filosofia do Judô, 1999. Federação Paulista de Judô.