/

08 de Novembro de 2013 10h12

Moradores do entorno da Arena Pantanal devem cadastrar veículos

08/11/2013

Renata Neves e Euziany Teodoro

Moradores do entorno da Arena Pantanal deverão cadastrar seus veículos para que possam trafegar na região nos quatro dias de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. O cadastro desses veículos será realizado pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), no Ginásio Aecim Tocantins, de 11 a 23 de novembro.

Nesses dias, os moradores terão os horários das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 18h, para ir até o ginásio. Por questões de segurança, somente será possível cadastrar um veículo por unidade habitacional.

O perímetro de acesso para veículos credenciados de moradores do entorno da Arena compreende a Av. Miguel Sutil; Rua Jornalista Alves de Oliveira; Av. São Sebastião; a Av. Agrícola Paes de Barros; a Av. 08 de Abril; a Rua das Cegonhas; a Rua das Violetas e a Rua Senador Metelo. A área engloba partes dos bairros Cidade Verde, Jardim Cuiabá I e II, Porto, Jardim Independência, Jardim Primavera, Verdão, Goiabeiras e Cidade Alta.

As operações de segurança no entorno da Arena Pantanal será iniciada à 0h dos dias dos jogos – 13, 17, 21 e 24 de junho de 2014 – e finalizada duas horas após o término das partidas. A partir de quatro horas antes do início das partidas, somente poderão circular no perímetro veículos de moradores que tenham sido previamente cadastrados.

Além de garantir a segurança de moradores e torcedores durante os jogos da Copa, o objetivo é evitar a saturação das vias de acesso à Arena e garantir que os veículos credenciados cheguem aos respectivos estacionamentos. Nas áreas de restrição também será proibida a circulação de veículos de carga e coleta de lixo da 0h às 22h nos dias dos jogos. 

Quem for de carro à Arena Pantanal poderá deixá-los em estacionamentos localizados no bairro Jardim Cuiabá, com 2,8 mil vagas, na Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio), com 1 mil vagas, e na Vila Militar, com 3 mil vagas. Somados, os três possuem capacidade para receber 63% do público que irá ao estádio. Quem preferir ir de ônibus, poderá tomá-lo no bairro Porto ou no Centro, locais onde haverá estação com linhas especiais que irão transportar os torcedores até uma estação temporária que será montada na Avenida 8 de Abril, com a Rua das Papoulas.

A área possui 7,6 mil metros quadrados e tem capacidade para abrigar pouco mais de 23 mil espectadores. Depois, os torcedores seguirão caminhando por vias específicas, conhecidas como “Fan Walk”, até o local da partida.

Orientação - Líderes comunitários e representantes de comerciantes de bairros localizados no entorno da Arena Pantanal já foram informados sobre as medidas que serão tomadas na região para garantir a segurança e o sucesso dos jogos da Copa do Mundo de 2014. As informações foram repassadas por membros da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) e do Comitê Pró-Copa, composto por representantes da Prefeitura de Cuiabá, durante reunião realizada na noite de terça-feira (05).

O secretário de Esportes e Cidadania e coordenador do Comitê Pró-Copa, Carlos Brito, ressaltou a necessidade de compreensão de todos para assegurar a execução do Plano Operacional e a segurança do evento. “Estamos todos unidos – Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado, Secopa e diversos outros órgãos públicos, para que a Copa em Cuiabá seja um sucesso e precisaremos muito da colaboração dos moradores do entorno da Arena”, afirmou.

Joana Estela Bernardes, moradora do bairro Jardim Cuiabá, ficou satisfeita com os esclarecimentos apresentados. “Essa divulgação de informações aos moradores das regiões próximas à Arena é muito importante. Todos precisamos contribuir”, disse.

O plano de mobilidade urbana e segurança para a Copa do Mundo em Cuiabá foi elaborado pelas seguintes instituições: Secopa-MT, Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano da Polícia Militar,  Comitê Pro-Copa da Prefeitura Municipal de Cuiabá,  Secretaria Municipal de Infraestrutura de Várzea Grande, Guarda Municipal de Várzea Grande, Infraero, Forças Armadas – Exército Brasileiro e  Comitê Organizador Local (COL / FIFA).



Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 8451-3679 (Carlos Klaus)