/

01 de Março de 2013 14h16

Mauro Mendes destaca trabalho em conjunto para sucesso da Copa do Mundo em Cuiabá

01/03/2013

Carol Sanford - (65) 3645-6054

No 1º Encontro de Integração das Ações da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (1º), o prefeito Mauro Mendes destacou que o trabalho em parceria entre governos estadual e municipal será importante para o sucesso do evento em 2014. Mauro garantiu que a prefeitura vai apoiar o governo do Estado em todas as ações.

“Vamos participar ativamente, contribuindo e assumindo responsabilidades. Reconhecemos o esforço que o governo do Estado vem fazendo nesta empreitada, mas ainda há muito que fazer. Como administração municipal, precisamos minimizar o impacto que as obras de mobilidade urbana estão causando, principalmente no trânsito”, comentou Mauro.

O prefeito lembrou que logo no início da gestão, em uma reunião com a Secopa foram definidos dez itens prioritários. “Uma parte dos itens já resolvemos, outros estamos construindo as soluções. São ações que estamos planejando e que iniciarão agora, até 2014. Entre elas, a educação no trânsito”, exemplificou.

O governador Silval Barbosa comentou que, inicialmente, eram apenas cinco as obras previstas para a Copa do Mundo, mas que por conta da necessidade de adequação da mobilidade urbana dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, as obras aumentaram para 56. “Vamos fazer uma grande transformação na região metropolitana”, disse.

O encontro também contou com a participação da prefeitura de Várzea Grande e secretários dos dois municípios. A Secopa viu a necessidade, devido as mudanças de grande parte dos técnicos que estão sob nova gestão no âmbito municipal, o evento foi agendado para aprimorar a integração das ações desenvolvidas com foco no Mundial de 2014. Um dos mecanismos para debater os projetos para a Copa são as Câmaras Temáticas da Copa do Mundo, criadas em novembro de 2011 por meio de um decreto estadual (777/2011).

Foram instituídas nove Câmaras Temáticas para promover as políticas e ações necessárias para o desenvolvimento Copa do Mundo de 2014: Transparência, Infraestrutura, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento do Turismo, Tecnologia da Informação, de Educação, Cultura, Esportes e Ação Social e a Câmara Temática Tributária.

O encontro se estende durante todo o dia.