/

11 de Abril de 2013 10h50

Jogos dos Povos Indígenas serão realizados em Cuiabá

11/04/2013

Renata Neves - 3645-6054

Cuiabá irá sediar, entre os dias 10 e 18 de outubro, a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Cerca de 1.600 representantes de 48 etnias de todo o país estarão na capital mato-grossense no período.

Realizado em todo o país a cada dois anos, os Jogos dos Povos Indígenas contarão, em 2013, com dez modalidades esportivas tradicionais das aldeias, como arco e flecha, corrida de tora e arremesso de lanças.

O evento será realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em reunião realizada nesta semana, foram estabelecidas as responsabilidades de cada ente para a organização e sucesso dos jogos.

Articular internacional do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena ressaltou os motivos para a escolha de Cuiabá como cidade-sede do evento.

“Cuiabá foi selecionada por ser considerada ponto de referência de todo o encontro entre civilização colonialista e os povos indígenas que viviam aqui. Por outro lado, também queremos mostrar a importância das tradições e das culturas indígenas que estão vivas e sofrem um alto índice de preconceito, além de mostrar para o Brasil e para o mundo a interação que existe entre povos diferentes, inclusive que não são indígenas”, disse.

Para o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, a realização do evento será importante para inserir Cuiabá no cenário nacional e internacional dos eventos esportivos.

“Isso fará com que a nossa cidade tenha que se movimentar em diversos setores, tanto para a organização, quanto para a realização do evento. Isso implicará em reflexos no aspecto econômico, turístico, cultural e, obviamente, na visibilidade da questão indígena. Eventos como esse promovem a nossa Capital e vai permitir que outros povos conheçam a nossa hospitalidade e venham a Cuiabá em outros momentos”, avaliou.

Os Jogos dos Povos Indígenas serão realizados no Jardim Botânico, nas imediações da comunidade Sucuri.