/

02 de Outubro de 2013 14h00

Idosos participam de atividades de esporte e lazer

02/10/2013

Evelyn Ribeiro

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta quarta-feira (02), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), o projeto “Amor Terceira Idade”, resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Esportes e Cidadania, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e de Trabalho e Desenvolvimento Econômico com a Associação Mato-grossense Pró-Idoso.

Com as iniciais que trazem como significado as palavras Atenção, Movimento, Organização e Respeito (AMOR), o programa prevê a realização de ações que garantam melhor qualidade de vida à pessoa idosa através de núcleos regionais, onde são desenvolvidas atividades físicas esportivas e de lazer de forma continua e sistemática.

O projeto também proporciona acompanhamento psicológico a cerca de 300 idosos que integram oito grupos de atendimentos localizados nos bairros Cidade Verde, Tijucal, Araés, Praeirinho, Grande Terceiro, São Mateus, Quilombo e Poção.  Durante a manhã, os idosos fizeram aferimento de pressão e teste de glicemia e posteriormente praticaram atividades como alongamento, hidroginástica, jogos de salão e dança.

De acordo com secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, a previsão é de que até o final do ano outros quatro grupos possam ser inseridos no projeto. “Este projeto é um ingrediente para a felicidade de quem já fez tanto pela gente. Daqui para a frente esperamos melhorar as condições de saúde através de exercícios, e ampliar o projeto para que atenda ao todo 450 idosos”.

Magda Regina, professora do grupo “Maturidade e Movimento”, avalia que o “Amor Terceira Idade” propõe um olhar diferenciado das principais questões que envolvem a pessoa idosa. “Esta é a primeira vez que a secretaria de Esportes conseguiu firmar parcerias neste sentido, e para eles esta atenção é essencial porque chegam a essa idade com algumas carências”, disse Magda.

“Estimular iniciativas e serviços é nosso principal objetivo, porque é uma honra muito grande vê-los chegar a essa idade com disposição para a prática de exercícios e cuidados com a saúde. Temos que reconhecer que este é um trabalho importante e temos que interagir” concluiu o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Andrade.

Dona Jasmira Ribeiro Barros, 68, conta que, depois que passou a frequentar e praticar atividades físicas no Cras Praeirinho, mudou o jeito de ser. “Era muito solitária, não falava muito com as pessoas. Hoje estou mais aberta e não imagino minha vida de outra forma”.

Durante o dia os idosos ainda participaram de um almoço e de dinâmicas em grupo com a entrega de brindes.