/

30 de Outubro de 2013 16h50

Encontro discute esquema de segurança durante os Jogos Indígenas

30/10/2013

Evelyn Ribeiro

A Prefeitura de Cuiabá participou nesta quarta-feira (30) de uma reunião para definir a logística de segurança a ser adotada na 12º Edição dos Jogos Indígenas. O evento será realizado no período de 08 a 16 de novembro na região do Sucuri, em Cuiabá. A estrutura para a realização dos jogos já está sendo montada e a previsão é de que seja concluída na próxima quarta-feira (06).

Durante as discussões, representantes do setor da segurança pública municipal e estadual apresentaram as orientações voltadas para o traslado e mobilidade interna dos indígenas, tanto na chegada como durante as atividades. Ao todo participarão das competições cerca de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras.

Entre as preocupações também estão a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas, com práticas delituosas em geral e com reforço no patrulhamento no rio, onde também serão realizadas algumas competições.

Este trabalho será desenvolvido com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Trânsito e Transporte e Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Além de representantes de etnias nacionais, os 12º Jogos dos Povos Indígenas terão a participação de indígenas ou agências de governos de 16 países, que irão debater e protocolar um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, em 2015, no Brasil.

De acordo com o secretário-adjunto de Esporte e Cidadania, Mário Márcio Pecora, as orientações serão feitas de forma integrada com todas as secretarias, para evitar imprevistos e também fazer com que tudo ocorra como planejado. “Assim como durante os jogos da Copa de 2014, neste momento os olhos do mundo todo vão estar voltados para Cuiabá. Pretendemos receber bem e corresponder às expectativas de um evento como este”, pontuou o secretário.

O secretário-adjunto de Estado de Segurança Pública, coronel Antônio Moraes, reforçou o empenho das secretarias. “Vamos garantir o empenho dos setores da segurança no sentido da repressão, mas principalmente da proteção tantos dos povos indígenas como o da população em geral”.

Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados e organizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC). A 12ª edição conta com apoio do Ministério do Esporte, do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).