/

20 de Agosto de 2010 10h35

Defesa civil recomenda cuidados especiais durante período de baixa umidade do ar

20/08/2010

Marcella Magalhães-Assessoria-SMEC

A Defesa Civil do Município de Cuiabá, diante da situação de baixa umidade do ar, que ontem (19-08) atingiu a marca de 13, muito próxima do índice de alerta da Organização Mundial de Saúde, que é de 12, fez hoje uma série de recomendações para preservar a saúde da população, principalmente de crianças e idosos.

Com essas recomendações a Defesa Civil espera prevenir doenças que atinjam as crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios pré existentes, como ressecamento da pele, dos olhos e das mucosas, dificuldade em respirar, sangramento nasal, problemas pulmonares, dentre outros.

Para as escolas, a defesa civil desaconselha a prática de atividades físicas (exceto natação), ao ar livre e exposição ao sol entre 10 a 16h, especialmente entre as 12 e 15h, período de maior calor do dia; incentiva a ingestão de muito líquido pelas crianças, sugerindo que  levem  para a sala de aula garrafas de água; além de orientar as escolas a reduzirem o intervalo entre as aulas, para que o horário de saída dos alunos do período matutino seja antecipado, evitando assim que eles sejam liberados em horários próximos ao meio dia, quando a umidade é ainda mais baixa.

Além disso, a Defesa Civil também exorta os diretores de escolas a que aconselhem as crianças a não permanecerem expostas ao sol durante o recreio, nem se excedam nas brincadeiras, especialmente aquelas com atividades físicas mais intensas.

O acompanhamento dos níveis de Umidade Relativa do Ar pode ser feito através dos sites do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet – www.inmet.gov.br ou climatempo – www.climatempo.com.br

 

Mais informações:
(65) 3616-6620 - 6608